Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nova Iguaçu - 183 anos


Por: Wandemberg/Fotos Alziro Xavier
Nova Iguaçu - 183 anos
 Nesse dia 15 de janeiro, último, Nova Iguaçu, completou 183 anos de existência. Essa cidade pode ser considerada o "Berço da Baixada Fluminense". Seu nome teve origem em razão do Rio Iguaçu - a primeira 'Via' de acesso - de nossa Baixada, e, à Vila do Iguassú, que sucedeu à Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú. 
 A festa em comemoração ao aniversário da Cidade, esse ano, não chegou a ser tão pomposa quanto nos anos anteriores. Sabe como é, né? Com a crise provocada pela irresponsabilidades, má fé, além da incompetência do Governo Federal, a conta veio para os municípios. Nova Iguaçu, por exemplo, recebeu uma 'sangria' de mais de de 200 milhões de repasse e o orçamento ficou, deveras, comprometido. Todavia, felizmente, aos poucos as coisa vão se ajeitando, deixando transparecer que as providencias de 'economia de guerra' tomadas pela prefeitura, estão conseguindo minimizar os problema e nos permitindo caminhar, ainda que, com a 'corda no pescoço', em relativo 'estado de equilíbrio', pelo menos em relação a outros Municípios do Estado e do País, que estão literalmente parados em muitos setores.  
 Na verdade as comemorações, nessa feita, se limitaram: às tradicionais missas na Matriz de Santo Antonio (Padroeiro da Cidade); da colocação de flores no Obelisco da Praça da Liberdade; à corrida/caminhada, sob os auspícios da Secretaria de Esportes e Lazer.
 No mais as fotos do grande fotógrafo Alziro Xavier. Afinal, não dizem por aí que uma imagem vale mais que mil palavras? Então, diante dessa premissa, resolvemos mandar essas trinta fotos, que segundo a lenda e a matemática representam mais trinta mil palavra. 


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: