Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Plano de Contingência de Nova Iguaçu terá whatsapp como aliado

A Secretaria de Defesa Civil apresentou  o Plano de Contingência, que conta com a participação de diversos órgãos
Durante a reunião ficou definido que será criado um grupo no whatsapp para facilitar a integração dos participantes do Plano de Contingência
Por: ASCOM/Fotos: Charles Souza
Plano de Contingência de Nova Iguaçu terá whatsapp como aliado
            O whatsapp será um grande aliado no verão em Nova Iguaçu. É que nesta terça-feira (07/01), a Defesa Civil do município apresentou o Plano de Contingência que visa dar uma pronta resposta em casos de enchentes, inundações e alagamentos. Uma das propostas apresentadas foi a formação de um grupo no whatsapp para que os órgãos envolvidos no plano se comuniquem rapidamente em caso de algum acidente. Em 2013, as chuvas de verão deixaram desalojadas e desabrigadas centenas de pessoas.
            O secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, explicou que o Plano de Contingência é um sistema integrado que conta com ao apoio de diversas Secretarias, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Cruz Vermelha.. “Todos os órgãos têm experiência  neste tipo de trabalho. 2013 foi um ano complicado, com muitas inundações e deslizamentos. 2014 e 2015 conseguimos diminuir os problemas. Vamos atuar em conjunto para obtermos sucesso. O whatsapp será uma ferramenta que irá nos ajudar muito, pois será feito um grupo com todos os participantes se comunicando diariamente e informando tudo. Essa integração é importante para que tudo dê certo”, avaliou Antunes.
            Na avaliação do secretário de Governo, Thiago Portela, o Plano de Contingência é fundamental para evitar transtornos em casos de chuvas de verão. “Em 2013 tivemos muitos problemas. Esta união e mobilização de todos os órgãos são importantes para montarmos uma força-tarefa e evitarmos que fatos desagradáveis se repitam. Com o Plano, podemos nos preparar melhor para qualquer eventualidade”, concluiu Portela.
            O comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, coronel André Luiz Morgado, argumentou que o grupamento hoje conta com 227 homens, mas a situação irá mudar, pois Mesquita, Seropédica e Queimados irão inaugurar quartéis, diminuindo assim o contingente de Nova Iguaçu. “Precisamos mapear as necessidades, pois meu efetivo será reduzido”resumiu. “Um levantamento prévio da situação vai nos ajudar muito para podermos agir com rapidez”, emendou a secretária de Obras e Serviços Públicos, Carla Neves.
            Na reunião, o secretário Luiz Antunes apresentou o caderno do Plano constando os principais eventos em que a Defesa Civil atuou. Em 2013, por exemplo, durante as chuvas de dezembro, o órgão trabalhou em diversos bairros inundados como Caioaba, Vila Operária, Posse, Austin, Carmari, Corumbá, Geneciano e Viga, entre outros.
Estão incluídas no Plano de Contingência, que é coordenado pela Defesa Civil e Ordem Pública,  as seguintes Secretarias: Governo; Meio Ambiente e Habitação; Saúde; Educação; Assistência Social; e Transporte, Trânsito Mobilidade Urbana, além da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni).
            Participaram ainda da reunião de apresentação do Plano os secretários Giovani Guidone (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente); Assistência Social (Cristina Quaresma) e Rubens Borborema (Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana), além de representantes da Secretaria de saúde, Cruz Vermelha, Polícia Militar, Codeni e Emlurb.  

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: