Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Senac RJ prepara 800 jovens para sua primeira experiência profissional

Por: Marcela Prior
Senac RJ prepara 800 jovens para sua primeira experiência profissional
 O Senac RJ oferece cerca de 800 vagas para o Portal do Futuro, programa pedagógico de Responsabilidade Social voltado para a inclusão de jovens de baixa renda, na faixa etária entre 16 e 21 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa tem por meta promover o desenvolvimento de competências humanas, de cidadania e profissionais, visando preparar os participantes para a primeira experiência no mercado de trabalho. Os alunos recebem formação pessoal, noções de cidadania, capacitação profissional em cursos nas áreas de Gestão e Hotelaria, além de aulas de inglês. Vivenciam, ainda, uma experiência profissional em uma empresa. O Portal do Futuro existe desde 2000, tem um índice de empregabilidade de 75% e já formou cerca de 10 mil adolescentes.
 As inscrições estarão abertas de 26 de janeiro a 26 de fevereiro pelo site rj.senac.br/portaldofuturo2016. Os jovens interessados em participar devem estar cursando no mínimo o primeiro ano do Ensino Médio e ter renda per capita familiar de, no máximo, um salário mínimo. As aulas estão previstas para começar em março em 15 unidades do Senac RJ (Barra da Tijuca, Bonsucesso, Botafogo, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Centro Politécnico, Irajá, Macaé, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Posto Escola, Resende e Teresópolis.).

O programa
 O Portal do Futuro tem duração de aproximadamente oito meses de duração do programa. Os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, os focos são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional em cursos nas áreas de Gestão e Turismo, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa ainda por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho. O Senac RJ oferece ainda um serviço exclusivo do Senac RJ que conecta talentos ao mercado de trabalho, o Click Oportunidades. Depois do programa o estudante pode ser encaminhado para oportunidades de emprego no setor de Comércio Bens, Serviços e Turismo.

Responsabilidade Social no Senac RJ
 A instituição se compromete com a sociedade do Rio de Janeiro a atuar na área de inserção social e profissional, com programas voltados à educação profissional focados na geração de renda, para populações menos favorecidas ou socialmente excluídas. Desde que a área de Responsabilidade Social foi criada, em 2010, mais de 30 mil pessoas já foram atendidas.
 Os programas desenvolvidos na área de Responsabilidade Social do Senac RJ são o Portal do Futuro, Senac na Comunidade, Senac nas UPPs, Liberdade Qualificada e Sem Limite. 
 Senac nas UPPs – Cursos profissionalizantes para comunidades atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadora do Rio.
 Senac na Comunidade – Capacitam prioritariamente populações de baixa renda, em parceria com instituições governamentais e do terceiro setor. 
Sem Limite – Qualificação em instituições que atendem Pessoas com Deficiência.
Portal do Futuro – Preparação do jovem para a primeira experiência de trabalho.
Liberdade Qualificada – Capacitação profissional para internos de presídios do Estado do Rio.

Senac RJ
 O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 70 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2014 o Senac RJ passou de 89 mil para 156 mil alunos.

 SERVIÇO: 
Portal do Futuro – programa social do Senac RJ
Inscrições: De 26 de janeiro a 26 de fevereiro
Site: rj.senac.br/portaldofuturo2016

Unidades: Barra da Tijuca, Bonsucesso, Botafogo, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Centro Politécnico, Irajá, Macaé, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Posto Escola (Av. Brasil/Maré), Resende e Teresópolis.

http://www.senac.br/imagens/nova_marca_senac.jpg

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: