Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Nova Iguaçu faz aniversário - 183 anos

Comendador Francisco Soares

Por: Ney Alberto
A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IGUASSÚ
A Regência - em nome do Imperador Dom Pedro Segundo - com fundamento no artigo 3º, do código de processo criminal, criou, juntamente com outras importantes providências o Município de Iguassú. O "documento de número 10" foi assinado por Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. A "Povoação de Iguassú" foi "erecta" (promovida) à Vila. Seis freguesias("Distritos/Paróquias), desanexadas da Cidade de são Sebastião do Rio de Janeiro, formaram o novo Município: Iguassú, Inhomirim, Pilar, São João do Meriti, Jacutinga e parte do território da Freguesia de Marapicú. A partir de 15 de janeiro de 1833 nosso Município passou a existir "de direito" e só passou a existir de fato á partir da instalação da Câmara (de Vereadores), posse firmada pelo Presidente da Câmara carioca  em 29 de julho de 1833. Duas das Freguesias  - incorporadas ao município "iguassuense" não ficaram satisfeita com a subordinação à Vila de Iguassú: Inhomirim e Pilar. De Iguassú partia a Estrada Real do Comércio, um dos alicerces da movimentação econômico financeira deste lugar. Mas...Inhomirim contava com a "Variante do Proença" ("Caminho do Ouro"). Pilar contava com o Caminho Novo das minas ("do ouro". conhecido, então, por Caminho Velho").Os capitalistas de Inhomirim "não deram bola" para a Câmara instalada em Iguassú. Vila era designação do lugar na qual ficava a "Capital"(Administração) de Município.
 Por questões - até hoje não muito esclarecidas - o Município de Iguassú foi extinto. Na campanha pró - restauração destacou-se Francisco José Soares (futuro Comendador Soares). O Município foi restaurado por decisão da Assembléia Provincial (1836 / havia sido extinto em 1835), mas, Inhomirim continuou sem dar respeito à Câmara "Iguassuense". Em 1846 foi criado a "Vila da Estrela", e Inhomirim e Pilar formaram esse novo Município. Foram as duas primeiras perdas  do nosso território.

São 183 anos

 Como foi dito, o Município de Nova Iguaçu nasceu no dia 15 de janeiro de 1833. À partir dessa data passou a existir de "direito". Tomadas a providencias legais e concluindo-as com eleição de Vereadores, instalou-se a Câmara municipal, no dia 29 de julho de 1833. Assim, o Município passou a ter existência de fato . Os primeiros vereadores("Intendentes") foram os seguintes: Ignácio Antonio de Souza Amaral(eleito presidente), Antonio Ferreira Nunes, Bento Antonio Moreira Dias, Carlos José Moreira Barbosa, Domingos Francisco ramos , Feliciano José de Carvalho e Francisco Martins Vianna. A posse foi referendada pelo Presidente da "Câmara da Côrte"(Câmara da Cidade de Sâo Sebastião do Rio de Janeiro). A data da Instalação da Câmara, na Vila de Iguassú (Sede do município),está registrada no "Balanço da Câmara municipal de Villa de Iguassú dos mezes de agosto e setembro do anno de 1833" (Documento II - 21,22,34, Biblioteca Nacional, Rio de janeiro). 
 Nosso Legislativo (Municipal) não costuma comemorar tal data. Até porque os livros antigos forneciam outra data, e nossas autoridades  só festejam o "15 de janeiro", notadamente, a partir do centenário da criação do Município (15 de janeiro de 1933).
 Por ocasião dos festejos comemorativos deste Centenário, o interventor Sebastião Arruda Negreiros, inaugurou um Monumento. à Praça Ministro Seabra (mais tarde denominada Praça da Liberdade", em homenagem à autonomia municipal. E, desde então, todo dia 15 de janeiro ", a Chefia do Executivo deposita flores  ao pé do obelisco ". É feriado iguaçuano.
 A Câmara, portanto, nasceu antes da Prefeitura. A Câmara, em 1833 e a prefeitura em 1919.   

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: