Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2016

COMEÇA A DISPUTA POR UMA VAGA NO PARLAMENTO JUVENIL

ALERJ - Por: Isabela Cabral /Foto: Vitor Soares
COMEÇA A DISPUTA POR UMA VAGA NO PARLAMENTO JUVENIL
 Em todo o estado do Rio de Janeiro, alunos da rede pública estadual votaram, nesta quarta-feira (06/07), no primeiro turno das eleições do Parlamento Juvenil (PJ) 2016. A capital fluminense foi a campeã de inscrições, com 66 candidatos em 34 escolas. Entre elas, está o Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, que tem quatro dos seus 2.547 estudantes disputando uma vaga na décima edição do projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
 O coordenador do PJ, deputado Wanderson Nogueira (PSol), esteve na escola durante a eleição. “É muita movimentação e os alunos têm sido muito acolhedores. Ao contrário do que se fala, sentimos aqui que o jovem quer ser protagonista na democracia, quer participar da política, quer dar sua opinião”, disse o parlamentar. Este ano, os números de adesão foram recordes: 625 inscritos em 289 escolas. Em 2015, primeiro ano de inscrição pela internet, foram 515 candidatos em 233 escolas.
 Gabrielly de Sena, de 15 anos, está no 1º ano do ensino médio e estava fazendo campanha entre os colegas para conseguir uma das três vagas reservadas à cidade do Rio. “Estou ansiosa, mas estou confiante no projeto de lei que eu criei. Minha proposta é garantir passe livre a estudantes da rede pública e pessoas com deficiência em qualquer transporte público. Com apenas um cartão intermodal, nós teríamos direito inclusive a ter acesso ao lazer nos fins de semana”, explicou a candidata.
 Participante da oitava edição, o ex-parlamentar juvenil Gabriel Rodrigues continua engajado no projeto no Amaro Cavalcanti, onde estudava. “Minha experiência no PJ foi bem interessante. Aprendi a falar melhor em público, a discursar e conheci o trabalho do Legislativo. Hoje estou muito mais imerso na política, participo de mobilizações sociais, e sou uma pessoa mais crítica”, afirmou.
 Treze municípios tiveram apenas uma inscrição, portanto, os parlamentares juvenis já estão automaticamente eleitos. No primeiro turno, são selecionados os candidatos dentro de cada escola e, no segundo, que será realizado no dia 20 de julho, serão eleitos os representantes das cidades. Em 41 municípios, já que apenas uma instituição teve estudantes inscritos, esta primeira etapa será suficiente. Já em outras 50 cidades, haverá segundo turno. Os resultados finais serão divulgados até o fim de julho.

  O projeto
  O Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj que tem o objetivo de aproximar os jovens da política. Os candidatos são estudantes da rede estadual, de 14 a 17 anos, que cursam o 1º ou 2º ano do ensino médio e que tentarão vencer as eleições para representar seus municípios na Alerj, em novembro. Alunos do 8º ano em diante podem votar. Os jovens eleitos vão viver a rotina de um deputado estadual durante uma semana, com direito a discutir e apresentar projetos que podem virar lei, além de participar de palestras e programas culturais.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página cliquenassetas a lado das págnas.

Nenhum comentário: