Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Nova Iguaçu prepara uma grande festa para passagem da tocha olímpica

Sebastian Pereira
Adriel de Souza
Emerson Sheik
Thamiris Cunha
Por: Paulo Cezar Pereira
Nova Iguaçu prepara uma grande festa para passagem da tocha olímpica
          A Prefeitura de Nova Iguaçu conclui nesta terça-feira-feira (26) toda a programação da passagem da tocha olímpica, última da rota de revezamento dos Jogos do Rio-2016, às 17h30 do dia 3 de agosto, quando também será decretado ponto facultativo na cidade.
         O revezamento da tocha olímpica, que terá passado, até o dia,por mais 329 cidades, incluindo as capitais e o Distrito Federal,  anuncia a chegada dos jogos e dá início à maior celebração esportiva do mundo, no Rio de Janeiro.
 A festa, em Nova Iguaçu, vai reunir milhares de pessoas ao longo do trajeto de cerca de 10 quilômetros. Ela terá a participação de 50 condutores da tocha, entre atletas renomados do judô, futebol, handebol e natação, como Sebastian Pereira, Emerson Sheik, Lucila Viana e Adriel de Souza, além de personalidade anônimas que se destacaram na cidade como exemplo de superação e conquistas.
         O prefeito Nelson Bornier, um dos mais entusiasmados com o evento olímpico, disse nesta segunda-feira que o próximo dia 3 de agosto será um dia histórico para a cidade. Ele convocou cerca de 100 voluntários da Educação e da Assistência Social para ajudar os agentes envolvidos com a coordenação do trânsito.
 “Teremos a oportunidade de divulgar o nome de Nova Iguaçu para o Brasil e o mundo. Além disso, será um momento único e inesquecível para a autoestima de todos os cidadãos iguaçuanos que conduzirão a tocha olímpica, simbolizando os conceitos da união, da paz e da fraternidade entre a humanidade”, anunciou o prefeito.
 As Secretarias de Transporte, Trânsito e Mobilidade, e de Esporte e Lazer concedem entrevista coletiva no dia 1º, durante café da manhã, no restaurante La Mole, na rua Ivan Vigné (antiga Dr. Thibau), 60, no Centro da cidade.
Professora de Educação Física e escolhida para o revezamento da tocha olímpica,  Thamiris Cunha de São Sabas não esconde a ansiedade. Exemplo de superação, ela é portadora de um doença genética (fibrose cística), que compromete basicamente os aparelhos respiratórios e digestivo, gerando acúmulo de muco e infecção crônica no pulmão.
 “Mas não me entreguei, fui buscar na física a minha própria superação e hoje conduzo equipes de corrida, envolvendo amigos e pacientes. Por isso mesmo,  sou tomada pelo sentimento de orgulho ao ter sido escolhida para ostentar a chama olímpica, que une os povos em nome da paz e do esporte”, festeja.
Nova Iguaçu, que já revelou atletas em todas as categorias esportivas para o Brasil e o mundo, a exemplo dos jogador Zinho, David e o técnico Vanderlei Luxembrugo, confirmou mais uma vez a sua grande vocação para o esporte ao conquistar neste final de semana o heptacampeonato da 19ª edição dos Jogos da Baixada.

ELES VÃO CARREGAR A TOCHA OLÍMPICA
 Adriel de Souza
A natação surgiu na vida do iguaçuano Adriel de Souza como parte do seu tratamento de reabilitação. Quando criança foi diagnosticado com um problema que afetava seu crescimento. Mas o esporte foi além na sua vida. Adriel se tornou atleta paraolímpico de alto rendimento. Ele faz parte equipe do Vasco da Gama e também treina na piscina do Centro Olímpico de Nova Iguaçu. Hoje, está entre os oito melhores atletas da América Latina. É o terceiro colocado no ranking nacional e ganhou sua primeira medalha paraolímpica nos jogos escolares, em 2011.
         Adriel foi convocado em 2013 para a seleção brasileira de natação onde disputou o Parapan-Americano, em Buenos Aires, trazendo para o Brasil quatro medalhas. Também é o dono do recorde estudantil nos 50 metros livre, marca esta que até hoje não foi superada por nenhum outro atleta.


Emerson Sheik
Criado no bairro Jardim Iguaçu, Emerson Sheik foi levado para o São Paulo pelo ex-lateral-direito Cláudio Guadagno, onde logo foi aceito pelo clube, após passar pela avaliação de Milton Cruz, ex-técnico da equipe sub-20. Chegou ao Oriente como desconhecido, mas rapidamente virou um dos destaques do futebol no país. Permaneceu durante cinco anos no Japão.
         Em 2005 foi para o Qatar, onde defendeu a equipe do Al-Sadd. Em 2007, foi emprestado ao Rennes, da França. Emerson retornou ainda em 2007 ao Al-Sadd, onde ficou pouco mais de um ano. Passou a defender o Flamengo no início de 2009. Emerson acertou sua saída para o Al Ain, se transferindo antes do término do Campeonato Brasileiro de 2009. No meio da temporada de 2010, Emerson acertou o seu retorno ao Brasil, dessa vez pelo Fluminense. Em 18 de maio de 2011 foi para o Corinthians. Em abril de 2014, foi emprestado, até o final do ano, para o Botafogo. Em 8 de junho de 2015, o Flamengo acertou com o atleta, que é um dos grandes ídolos da torcida rubro-negra.
        
Lucila Vianna
 A atleta de handebol foi uma das jogadoras mais importantes da seleção brasileira. Sua trajetória de sucesso conta com passagens no exterior. Além do ouro conquistado sobre Cuba no Pan Rio-2007, ela esteve presente nos Jogos Parapan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e Winnipeg, em 1999, nos quais o Brasil também ficou em primeiro lugar.
         A armadora participou ainda de três edições de Olimpíadas: Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). No comando da seleção, a capitã Lucila foi uma das jogadoras mais importantes da campanha do Brasil em Atenas, a melhor que o país fez em Olimpíadas, ficando em sétimo lugar. Foi a terceira maior artilheira da seleção, com 24 gols em sete partidas.  
Lucila sempre se dedicou ao esporte e por isso, se formou em Educação Física. Ela é referência do esporte e sua influência inspira os atletas da modalidade em Nova Iguaçu.  Toda família é de atletas. A mãe jogava basquete e as duas irmãs também se destacavam nas quadras de handebol.

Sebastian Pereira
O ex-judoca peso leve Sebástian Pereira foi um dos atletas de maior destaque do esporte nacional. Desde 1996, integrado à Seleção Brasileira Adulta, quando também foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro como Melhor Atleta do Ano na modalidade, título que recebeu novamente em 2002. Conta em seu currículo, entre tantos outros títulos, os de Campeão Mundial Sub-17, Campeão Mundial Sub-20, Campeão Mundial Militar e Campeão dos Jogos Sul Americanos. Outra grande conquista foi a quinta colocação nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996.
        Sebastian Pereira é um fiel discípulo do estilo japonês de luta. Tranquilo e sempre muito dedicado aos treinos, seguiu rigorosamente um compromisso diário de treinamento elaborado e acompanhado por sua equipe técnica, voltados às competições. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Preparação Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil.

Nenhum comentário: