Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Conselheiros de Defesa dos Direitos do Negro tomam posse em Nova Iguaçu

O secretário Wagner D’Almeida (terceiro da esquerda para a direita) destacou a importância do Conselho para Nova Iguaçu
O Conselho dos Direito do Negro é composto por membros do poder público e da sociedade civil
Por: ASCOM / Fotos: Thiago Loureiro  
Conselheiros de Defesa dos Direitos do Negro tomam posse em Nova Iguaçu
 Os 16 novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro de Nova Iguaçu foram empossados nesta quarta-feira (6) em cerimônia realizada no Complexo Cultural, o espaço do Teatro Sylvio Monteiro. A solenidade contou com a presença da subsecretária dos Conselhos Municipais, Cristina Penna e do secretário de Cultura, Wagner D’ Almeida.
 Tomaram posse representantes das instituições eleitas através do Fórum Geral, realizado por chamamento em edital, publicado no dia 4 de maio de 2016. Entre titulares e suplentes, sete membros representam o poder público e nove a sociedade civil.
 O objetivo do conselho é propor e deliberar no município políticas públicas de igualdade racial, com ênfase na população negra. De acordo com Cristina Penna, o conselho tem a finalidade de avaliar, ampliar e fortalecer as políticas voltadas para o tema, contribuindo de forma efetiva com o executivo em sua elaboração. Durante a solenidade, a secretária aproveitou para pedir a participação efetiva de todos os conselheiros durante o período de posse, que será de 2016 a 2018.
 “A política pública em relação ao negro deve ser valorizada. Sou o único representante negro entre os secretários e por isso não poderia deixar de comparecer nesse momento tão importante. A nossa luta será árdua. Precisamos nos unir cada vez mais para reafirmarmos todas as políticas necessárias para resgatar o desinteresse que o Brasil tem com os negros”, destacou Wagner D’ Almeida.
 “Nesta cidade temos mais de 80% da população formada por negros. O racismo hoje parece maior do que alguns anos atrás. Vamos nos unir e lutar em prol dos nossos direitos para que o Brasil cresça e se torne uma nação com direitos iguais para todos“, enfatizou a representante do Movimento Negro do Município, Rosângela Azevedo.  
 Ainda este mês, os conselheiros se reunirão para uma reunião extraordinária para organizar os detalhes da audiência pública prevista para o dia 25 de julho na Câmara dos Vereadores que terá o  objetivo de debater amplamente o tema “Políticas Públicas para Mulheres Latino Americanas”.  
 Participaram ainda a coordenadora do Programa de Implementação e Articulação da Formação Complementar, Michele França Santos; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dr. Arnaldo Valeriano, a subsecretária de Atenção Básica de Nova Iguaçu, Drª Gabriela Silva e a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Deyse Marcelos.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página cliquenassetas a lado das págnas.

Nenhum comentário: