Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CAMINHOS DE OURO POR NOSSAS BAIXADAS

O saudoso historiador   Ney Alberto
Extraído do livro - Deus nos livre da política de Iguassú - de: Ney Alberto
CAMINHOS DE OURO POR NOSSAS BAIXADAS
 Com as descobertas de minas, nas regiões da Gerais, o ouro e pedras preciosas foram transportadas para o Porto de Paraty (RJ). Mais tarde - porque a barra da Baía Guanabara oferecia alguma segurança contra investidas de 'piratas' - aquelas preciosidades foram trazidas para o Rio de Janeiro. Foi aberto o 'Caminho Novo das Minas', empreitada sob a responsabilidade de Garcia Paes Leme, auxiliado pelo cunhado, Domingos Fonseca Lemes; vínculo formador da importante Família Paes Leme, rica de personagens da nossa geo- história. 

 O Caminho Novo foi, também, chamado de 'Caminho do Pilar ou 'da Pedra do Couto', passando por Xerém, com porto final no Porto do Rio Pilar, afluente do Rio Iguassú, na Baixada Fluminense. Caminho muito íngreme, provocou a abertura  - por iniciativa de Bernardo Soares  de Proença - da 'Variante  do Porto da Estrela' ('Caminho do Inhomirim'/ 'Variante do Proença'). Destes dois portos, as riquezas eram desembarcadas (barcos de 'fundo de prato', que desciam os rios e enfrentavam o mar guanabarino). Aportavam no 'Cais dos Mineiros', ao pé do Morro de São Bento, perto da futura Praça Mauá.

 Para evitar tais transtornos via navegação fluvio-marítima e driblar os pantanais baixadenses foi traçado o 'Caminho de Terra Firme' (Caminho Novo do Tinguá). Não confundir com a -ainda existente - Estrada Real do Comércio, idealizada em 1811.

 O 'Caminho de Terra Firme' destroncava do 'Caminho Novo' (do Pilar) perto de Paty do Alferes, e fazendo um 'rodeio', alcançava Sacra Família, Morro Azul, Bom Fim(Arcádia), Sertão (Conrado), Paes Leme, São Pedro (Jaceruba), Pouso dos Queimados, Pouso de Madureira, Maxambomba (Nova Iguassú) e com a denominação de 'Estrada Geral',chegava aos 'Cais dos Mineiros' (Rio de Janeiro). No mapeamento levantado por Vieyra Leão (1767) estes caminhos estão registrados.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: