Páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

Emily, uma iguaçuana de peso, brilha novamente

Por:ACOM/Fotos:Thiago Loureiro
Emily, uma iguaçuana de peso, brilha novamente
 Garra, determinação, talento e força nunca faltaram para a pequena iguaçuana Emily Figueiredo. Ela, com apenas 1,47 cm de altura, recentemente se tornou a primeira brasileira medalhista no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, em Lima, no Peru, sendo eleita atleta destaque pela Federação Internacional da Modalidade (IWF). Na última quarta-feira (23), na Casa do Marinheiro, no Rio, Emily disputou o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso sub-20 e adulto. Ficou em segundo lugar.

 Familiares e amigos homenagearam Emily pela conquista no Campeonato Mundial. Todos vestiram uma camisa com a foto dela e levaram uma faixa parabenizando a atleta pela conquista na capital peruana. “Estamos orgulhosos pela sua conquista! Uma Menina de ouro e de peso!”, festejavam seus amigos.

 Lucilene Rosa, mãe de Emily, tem motivos de sobra para se alegrar com as conquistas da filha. “Quando a torcida chegou, foi muito impactante, todos os organizadores do evento ficaram olhando, até o almirante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) veio falar comigo e disse que ela merece. Estou muito orgulhosa da minha filha,” disse emocionada.

 Este ano, Emily, que conta com o patrocínio da Odebrecht e apoio do prefeito Nelson Bornier já disputou o campeonato panamericano, no México. Emily era uma das favoritas ao pódio. Estreiando nos 48 kg, ficou em 4º lugar no arranco (68 kg), 6º lugar no arremesso (83 kg) e 6º lugar no total (151 kg).

 Em Lima, Emily Figueiredo conquistou a medalha de bronze na categoria até 44kg, levantando um total de 145kg. De quebra, ela ainda levou o bronze no arranco (85kg) e fechou na quarta posição no arremesso (80kg). No ano passado, Emily participou das Olimpíadas da Juventude na China, evento que reuniu mais de 4 mil atletas entre 14 e 18 anos. Emily também quebrou todos os recordes no Campeonato Estadual.

 “Fiz ginástica olímpica durante seis anos, até os 12 anos. Fiz um teste no Flamengo e passei. Não tive muita oportunidade na ginástica e também não tinha dinheiro para o transporte. Depois fui para o salto ornamental, que poderia me dar mais oportunidades de viagem e competições. Mas, cheguei no nível que não conseguia mais evoluir. Logo após, uma técnica de atletismo me indicou para o levantamento de peso e no primeiro dia não quis fazer o teste. Achei que iria ficar com o corpo feio. Acabei fazendo depois. Larguei de vez o salto e fiquei apenas no levantamento. Com quatro meses já estava viajando para uma competição internacional, com patrocínio. Era tudo o que eu queria. Agora o meu foco é treinar muito para continuar conquistando grandes títulos”, disse Emily.

  Levantamento de Pesos
 O levantamento de peso é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça com apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

 Os atletas tem três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de peso é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa cor laranja à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: