Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Tecnologia vestível é tema de evento gratuito na FIRJAN

Por:Joana Mineiro
Tecnologia vestível é tema de evento gratuito na FIRJAN
Pesquisadores e empresários apresentam a importância dessa tecnologia inovadora que aproxima o setor de moda do consumidor

 A aproximação da moda com a tecnologia está traçando um novo cenário para o mercado. Atento a isso, o Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) promove na próxima quarta-feira, dia 16, o Giro Moda Grupo de Estudos, um evento gratuito que discutirá o tema Tecnologia Vestível. Mesas de debate e palestras com pesquisadores e profissionais da área vão levar informações sobre essa tendência inovadora para empresários e estudantes.

 A proposta é discutir moda, tecnologia, inovação e wearables - dispositivos eletrônicos vestíveis -, para mostrar a oportunidade de negócios, produtos e parcerias que esses temas representam para a moda se renovar e se aproximar cada vez mais do desejo do consumidor. 

 A tendência é que nos próximos anos esse tipo de tecnologia se diversifique e esteja presente no cotidiano, no fitness, nos serviços de saúde e no entretenimento. Alguns produtos já estão sendo lançados nessa linha, como a The Polotech Shirt da Ralph Lauren, que monitora o corpo durante os exercícios físicos, para aproximar a tecnologia do corpo humano.

 “As pessoas estão buscando cada vez mais produtos com performance e valor agregado. A tecnologia vestível é uma oportunidade da moda se integrar com a tecnologia. Nosso objetivo é preparar os empresários de moda do Rio para esse próximo passo inovador do segmento” , explica a especialista em Moda do Sistema FIRJAN, Carol Fernandes.

 A primeira mesa de debate, que acontece de 9h30 às 11h, discute a importância da inovação na moda e tem a participação de Flávio Bruno, pesquisador do SENAI CETIQT, e de representantes das empresas Malwee, Lectra e Rhodia. A segunda mesa de debate, de 11h40 às 13h, falará sobre os wearables e conta com a presença da Cintia Barcellos, da IBM; Silgia Costa, professora e doutora da USP; e Eduardo Prado, desenvolvedor de Novos Negócios e consultor de Tecnologia. Os debates serão mediados pela equipe de Moda do Sistema FIRJAN. Entre as duas mesas, às 11h, Suzana Avelar, professora e doutora da USP, fará uma palestra conceitual sobre “Computadores vestíveis e a moda: alguns aspectos contemporâneos sobre corpo e tecnologia”.  
  O evento
 O Giro Moda Grupo de Estudos é um evento anual promovido pelo Sistema FIRJAN desde 2012. Nos anos anteriores foram debatidos temas como sustentabilidade, espaços urbanos e esporte. O objetivo do evento é estimular o mercado da moda com novas informações para impulsionar a evolução do setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O evento acontece na sede do Sistema FIRJAN: Av. Graça Aranha, número 1 – Centro do Rio. Inscreva-se pelo site: http://www.firjan.com.br/eventos/giro-grupo-de-estudos-tecnologia-vestivel-1.htm

Confira a programação completa:
- 9h30 às 11h
Mesa de Debate 1 – Inovação e Moda
Edmundo Barbosa, coordenador do departamento de Inovação da Malwee
Giselle Araújo, consultora de Negócios de Moda da Lectra
Renata Bonaldi, representante da equipe de Inovação da Rhodia
Flávio Bruno, pesquisador do SENAI CETIQT

- 11h às 11h40
Palestra "Computadores vestíveis e a moda: alguns aspectos contemporâneos sobre corpo e tecnologia" – Suzana Avelar, professora e doutora da USP

- 11h40 às 13h
Mesa de Debate 2 – Wearables
Cintia Barcelos, client Technical Advisor da IBM
Eduardo Prado, desenvolvedor de Novos Negócios e consultor de Tecnologia
Silgia Costa, professora e doutora da USP

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.




Nenhum comentário: