Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DOIS BARÕES DE NARIZ EMPINADO

Ney Alberto

Extraído do livro - "Deus nos livre da Polìtica de Iguassú" e outros artigos 
Ney Alberto
DOIS BARÕES DE NARIZ EMPINADO
 "Tinguá", nome de origem Tupi, quer dizer "nariz, de pedra, empinado". Pelo menos foi a versão apresentada por descendentes da Família Souza e Mello ( gente ligada a Fazenda São Bernardino). Este "nariz" se exibe no pico da nossa exuberante serrania.


 O nome - Tinguá - ficaria ligado a dois personagens muito interessantes. O primeiro a receber o título de Barão de Tinguá foi Pedro Correia e Castro, envolvido em atividades humanitárias( fundou a Casa  de Misericórdia "Serrana", como diria Edgar Mello). Pedro - escandalizando o Escravismo e a aristocracia cafeeira  - uniu-se a escrava Laura , um valioso presente ganho de sua mãe. Personagem de Vassouras.

 O segundo a receber o título foi Francisco Pinto Duarte (Barão do Tinguá). Outro humanista. Duarte - com outros capitalistas - criou um fundo , destinado a comprar escravos e alforriá-los (libertá-los). Auxiliou com grandes somas pecuniárias , o asilo destinado aos "Voluntários da Pátria", retornados da Guerra do Paraguai, mutilados ou com problemas psicológicos. Foi personagem de Iguassú.

 Pedro Coreia  e Castro - Barão em 1848; Francisco Pinto Duarte - Barão em 1883, prestaram bons serviços , ao contrário de outros, extremamente, reacionários.

 Falando a respeito destes dois personagens , Edgar Mello, declarou: " Os dois, sem arrogância, foram Barões do "nariz empinado". 

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

3 comentários:

antonio disse...

Minha madrinha e mãe adotiva,Odila Duarte Mendes,era bisneta de Francisco Pinto Duarte,o segundo barão de Tinguá.

pinto duarte LF disse...

Sou LUIZ FELIPE PINTO DUARTE, bisneto do Segundo Barão de Tinguá,Francisco Pinto Duarte, filho de Filho de Joaquim Pinto Duarte e Matilde Rosa da Paixão. Foi agente consular de Portugal em Iguaçu por vários anos, além de vereador e presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, por três mandatos.

Brasão de Francisco Pinto Duarte, Barão do Tinguá, segundo barão de Tinguá,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Pinto_Duarte.

antonio disse...

Pois então Felipe,minha madrinha era neta do Barão,já que ela era irmã de seu pai,Julio Pinto Duarte? Sempre soube que ela era bisneta. Mas enfim...