Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Prefeitura e Liga de Desportos lançam 3ª edição do Campeonato Iguaçuano de Futebol Amador

 Por: ASCON/Fotos: Alziro Xavier
Prefeitura e Liga de Desportos lançam 3ª edição do Campeonato Iguaçuano de Futebol Amador
 A bola começa a rolar no dia 13 de setembro na terceira edição do Campeonato Iguaçuano de Futebol Amador. Na quinta-feira (3) à noite, no teatro Sylvio Monteiro, o prefeito Nelson Bornier, em “tabelinha” com o presidente da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Pina,  fez o lançamento oficial do campeonato, previsto para terminar em novembro. Durante o evento, foram entregues kits com uniformes (jogos de camisa) para as 12 equipes. O atacante Sassá, do Botafogo, o zagueiro Vagner Eugênio (América), e o ex-jogador Moisés, campeão brasileiro pelo Botafogo em 1985, prestigiaram a solenidade.

 As 12 equipes serão divididas em duas chaves, jogando entre si. As quatro melhores passam para a segunda fase. No ano passado, o campeão foi o BNH, que derrotou na final o Tradição por 2 a 0.

 Apesar das dificuldades,  Nelson Bornier “driblou” a crise para manter a terceira edição do campeonato, que reúne centenas de torcedores em diversos bairros. O prefeito destacou que o “jogo coletivo” foi importante para manter a parceria com a Liga. “Tenho certeza que este ano será melhor que 2013 e 2014, pois a competição é uma oportunidade de lazer para muitos moradores, além de podermos revelar atletas e contribuirmos com a cidadania”, disse Bornier, que entregou um certificado de agradecimento ao jogador Vagner Eugênio por ter feito o gol que classificou o América para o a Primeira Divisão do Campeonato Estadual do ano que vem. O prefeito destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos.

 Segundo Adriano Santos, o Campeonato Iguaçuano de Futebol Amador e os Jogos Estudantis são as principais competições do município. “O que foi tratado entre Liga, Prefeitura e clubes será cumprido. Sabemos que os clubes estão na penúria, mas em muitos bairros eles são a única fonte de atividade esportiva”, concluiu o secretário. “A ajuda da Prefeitura é fundamental para a realização do campeonato, que a cada ano ganha mais destaque”, emendou o presidente da Liga, Luiz Carlos Pina.

 Revelação do Botafogo, o atacante Sassá, 21 anos, morador do bairro Posse, em Nova Iguaçu, começou a carreira em 2008 como meio-campo no Iguaçu Futebol Clube. Um ano depois, ele se transferiu para o Botafogo. Sassá avalia como positiva a parceria da Liga com a Prefeitura. “É uma oportunidade rara para o jovem mostrar seu futebol e ser observado por alguém de um clube. O campeonato funciona como vitrine e cada jogador tem que agarrar esta oportunidade”, finalizou.

 O deputado estadual André Lazaroni, o vereador Carlinhos Presidente e o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), Marcos Ribeiro participaram da solenidade.

 A primeira rodada, no dia 13 de setembro, já está definida com os seguintes jogos:
 Chave A:  Tradição x Aymoré (11h, campo do Aymoré, Palhada); Roma x Revelação (13h, campo do Aymoré) e Cabuçu x Ferrari (15h, campo do Cabuçu)
 Chave B: Atlético Clube Horizonte x Miguel Couto (11h, campo do Novo Horizonte, Carmari); BNH x Raça (11h, campo do BNH, Corumbá) e Iguaçu x Parque Flora.(15h, Campo do Iguaçu, em Iguaçu Velho)

Ex-campeão brasileiro usará competição como ‘peneira’
 Campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, o ex-jogador Moisés, que atualmente treina o time de juniores do Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, frisou que irá acompanhar alguns jogos do campeonato iguaçuano e observará jogadores. “A competição pode revelar atletas, pois é uma grande “peneira” (processo de escolha). A Prefeitura e a Liga estão de parabéns por propiciarem esta oportunidade aos jogadores”, encerrou Moisés, que  em 1995 foi campeão ao lado de Túlio Maravilha, Sérgio Manoel, Vagner, Donizete e Wilson Gottardo, entre outros craques.

 Vice-presidente do Miguel Couto, Zila Cardoso acentuou que uma das principais funções do esporte é a socialização. Aos 60 anos e com passagem por vários clubes, Zila afirma que muitas agremiações estão de fora do campeonato por causa da situação financeira. “É caro colocar o futebol para funcionar. Por isso louvo a iniciativa da Liga e da Prefeitura em manter há três anos esta competição, que já é um sucesso”, resumiu Zila, que como jogador atuou na primeira equipe principal do Mesquita FC e no Miguel Couto. Como treinador, Zila dirigiu também o Mesquita, Morro Agudo, Miguel Couto e Art Sul.

 Durante a solenidade, o prefeito Nelson Bornier arrancou gargalhadas ao dizer que quando jogava futebol deu muita “caneta” (colocar a bola entre as pernas e pegar do outro lado) em Zila.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: