Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA CAPACITA DENTISTAS DA BAIXADA FLUMINENSE

Claudia Souza 
Assessora de Imprensa CISBAF
INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA CAPACITA DENTISTAS DA BAIXADA FLUMINENSE 
 Dentistas dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé participaram de uma palestra sobre “Manipulação Odontológica de Pacientes Cardiopatas em Uso de Anticoagulante Oral”, no auditório do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. O tema foi ministrado pelo odontólogo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Dr. Paulo Moreira, e visa apoiar os profissionais no atendimento aos pacientes em uso de warfarina, um medicamento vital para a manutenção da vida dos cardiopatas. O evento é uma iniciativa do Projeto Cardiorredes Baixada Fluminense, fruto da parceria entre o INC, o Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense e a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. O evento contou com as presenças da coordenadora hospitalar do INC, Dra. Lívia Mendonça, e da subsecretária de Saúde de Duque de Caxias, Dra. Márcia Caputo.

 O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, destacou a importância da discussão do assunto. O município é o primeiro na Baixada a se tornar polo de referência para atendimento aos pacientes anticoagulados. “A equipe de saúde precisa estar habilitada para atender o paciente cardiopata de forma diferenciada, já que esse paciente pode entrar no sistema de saúde através de uma unidade de atenção básica, ou de um hospital. Como médico cardiologista, sei o quanto é vital essa integração entre os profissionais e a multiplicação desse conhecimento. Essa iniciativa fará a diferença na hora de salvar a vida do paciente”, declara.

 A coordenadora do Núcleo Regional de Educação Permanente e do Telessaúde Baixada Fluminense, Dra. Sônia Zimbaro, elogiou a parceria entre as três entidades, fundamental para a implantação do Programa Cardiorredes na região. Anunciou a criação de mais dois polos de referência até o final do ano, nos municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo. “Cardiorredes é um projeto do INC com o Cisbaf para a descentralização dos ambulatórios de cardiologia do instituto. Dessa forma, a entidade centralizará apenas o atendimento aos casos de maior complexidade e às cirurgias”, explicou. Ela aproveitou ainda a oportunidade para falar aos odontólogos presentes sobre o uso da plataforma do Telessaúde para tirar dúvidas durante o atendimento.  

 Na palestra foram abordados temas como, dificuldade na atenção odontológica aos pacientes cardiopatas, trabalho multidisciplinar na elaboração de um protocolo para o atendimento odontológico na vigência do anticoagulante oral (ACO), o que é anticoagulação oral, meio auxiliar de hemostasia (mecanismo que mantém a fluidez do sangue pelos vasos e evita sangramentos), protocolo de ACO no INC, pacientes em uso de warfarina, interferência de doença periodontal na ACO e casos clínicos.

Capacitação permanente dos profissionais
 Além da descentralização de diversos serviços na área de cardiologia, o Projeto Cardiorredes engloba também o treinamento e a capacitação permanentes das equipes de saúde da região. O primeiro passo da implantação desse projeto foi a inauguração do primeiro Ambulatório Avançado de Anticoagulação do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. A unidade funciona como um polo descentralizado do INC na Baixada e atende pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes em decorrência de sua doença cardiovascular – a maior parte delas já submetidas a alguma intervenção cirúrgica.

 Antes da inauguração do ambulatório em Caxias, em agosto de 2014, apenas o INC oferecia atendimento aos pacientes anticoagulados, o que fazia do serviço na unidade de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, o de maior demanda de todo o hospital. Com a descentralização do núcleo, os pacientes puderam ter maior agilidade no tratamento. Boa parte deles oriundos da região fluminense, o que motivou a escolha do município.



Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: