Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres escolhe delegadas e debate cota nas eleições


Fotos: Thiago Loureiro
  Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres  escolhe delegadas e debate cota nas eleições      
 A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou nesta sexta-feira (11/09), no centro Social São Vicente, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, cujo tema foi “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Foram escolhidas ainda 19 delegadas (14 da sociedade civil e cinco do governo) para a Conferência Estadual, cuja data de realização ainda não foi definida. Um dos pontos debatidos foi a cota para mulheres nas eleições. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Subsecretaria dos Conselhos Municipais e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

  A Conferência abordou quatro eixos de debates com diversos temas, como por exemplo: sistema político com participação das mulheres em igualdade de condições; Sistema Nacional de Política para Mulheres; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual e federal; e contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres.

  A vice-prefeita Dani Nicolasina enfatizou que Nova Iguaçu tem trabalhado para inserir mulheres em posições de destaque na sociedade. Na avaliação da vice, a conferência é uma oportunidade para discutir propostas e debater idéias. “Precisamos mais da participação das mulheres em diversos setores, inclusive na política. Estive com o deputado federal Felipe Bornier em Brasília debatendo a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece cota para mulheres nas eleições para deputado federal, estadual e vereador. Essa proposta garante mais representatividade das mulheres nas Assembléias, Câmara dos Deputados e Câmaras Municipais. Nova Iguaçu tem 28 vereadores e apenas uma vereadora. Precisamos aumentar nossa participação”, finalizou.

 A subsecretária dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Cristina Penna, destacou que em 1985 o prefeito Nelson Bornier criou o Conselho Municipal. “Na ocasião fizemos uma caminhada com cinco mil mulheres. De lá para cá avançamos muito, mas continuamos na luta para apresentarmos propostas viáveis nas conferências estadual e nacional”, concluiu Cristina, lembrando que Nova Iguaçu tem 34 conselhos. “De 27 de julho até setembro, 600 pessoas já participaram de conferências no município”, completou a subsecretária.

  A participação das mulheres em cargos importantes no governo municipal foi destacada pela secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma. “Temos diversos programas voltados para a mulher. Aumentamos os números de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) visando atender melhor. Instalamos um toten lilás para que as mulheres tenham acesso a diversas informações. Temos também parceria com o Juizado da Violência Contra a Mulher, que faz trabalho com homens agressores. A Prefeitura aumentou a capacidade de atendimento da maternidade Mariana Bulhões. Na unidade foi instalada um cartório para que as crianças sejam registradas. Enfim, estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de toda a população”, arrematou.

            Participaram também da Conferência as professoras da UFRJ, Amanda Caicó e Kamila Delfino; a presidente e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Patrícia Xavier e Nair Jane de Castro Lima, respectivamente; a presidente da Federação de Mulheres Fluminenses, Elza Serra; a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Dilceia Quintela, e representantes da sociedade civil organizada.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: