Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ação nos Bairros leva exército de homens com pás, enxadas e vassoura para Estrada de Iguaçu


Por: ASCOM/Fotos: Charles Souza
 Ação nos Bairros leva exército de homens com pás, enxadas e vassoura para Estrada de Iguaçu
         Um verdadeiro exército de homens e mulheres armados de pás, enxadas, vassouras e equipamentos pesados estão invadindo a cidade de Nova Iguaçu para levar serviços básicos que possam melhorar a qualidade de vida no dia a dia das pessoas.

         É o programa Ação nos Bairros, coordenado pelo secretário municipal de Governo, Thiago Portela. O projeto, que começou há 15 dias, no bairro da Luz, chegou nesta segunda-feira (21) à Estrada de Iguaçu, realizando varrição, capina, roçado, retirada de entulhos, poda de árvores e troca de lâmpadas queimadas, além da operação tapa-buraco e de reparo e limpeza de bueiros, troca de ralos e tampões, sinalização de vias e ordenamento do trânsito, entre outros serviços.

         A maratona, que abrange a Estrada de Iguaçu, no trecho entre o Rancho Novo e Miguel Couto, deve durar pelo menos 15 dias, envolvendo as secretarias municipais de Governo, de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, Transporte e Mobilidade Urbana e Saúde, além da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) e Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb).

         Dezenas de agentes da Vigilância Ambiental da Saúde também estão envolvidos no projeto. Eles visitam as residências da região fazendo o controle de vetores, atacando o mosquito da dengue, roedores urbanos e caramujos.

         Segundo o coordenador de fatores biológicos da Secretaria de Saúde, Silvio Diniz, a região da Estrada de Iguaçu apresenta um dos maiores índices de infestação do mosquito da dengue, sobretudo para os casos da Zika, que também é transmitido pelo o Aedes aegypti.

“A gente pede às pessoas que evitem armazenar água em recipientes inapropriados e façam, se necessário, contato com a nossa Ouvidoria no telefone 2668-2300”, orientou.

         Thiago Portela explicou que o objetivo do programa é aproximar ainda mais a Prefeitura da população. “A gente está dando literalmente um choque de ordem na cidade, levando os serviços que vão ajudar a facilitar ainda mais a vida das pessoas que gostam de ver o seu bairro limpo, despoluído e preservado”, disse.

Portela lembrou ainda que a desobstrução de bueiros previne a proliferação de roedores e evita os alagamentos das vias, em dias de chuva, da mesma forma que ruas iluminadas inibem a ação dos criminosos, à noite. “Quando você cuida das vias, dos logradouros públicos, ajuda a fluir o trânsito e melhora a questão da mobilidade urbana”, observou.

         As próximas Ação nos Bairros, que chegou também a Tinguá,  vai atacar nas próximas semanas as Estradas Luiz de Lemos e Ambai e Vila de Cava.



Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: