Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Bornier lança programa Nova Iguaçu Interativa




Fotos de Charles Souza e Thiago Loureiro
Bornier lança programa Nova Iguaçu Interativa
 O prefeito Nelson Bornier e a vice, Dani Nicolasina, inauguraram hoje (27) o projeto “Nova Iguaçu Interativa”. Criado pela secretaria de Governo, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, o sistema foi instalado na Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, nº 65, no Centro.

 No espaço funciona o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), atendendo a lei nº12.527/2001, que fornece a qualquer pessoa dados sobre contratos, processos, salários e licitações realizadas pelo governo. Outro destaque é a instalação de um “videowall”, equipado com tecnologia ‘touchscreen’, semelhante a de celulares. Nele, são oferecidas informações turísticas, programas da prefeitura, a história do município e um vídeo institucional. Através do portal do servidor, o cidadão poderá ainda acessar serviços como emissão de contracheques. Cursos de capacitação também serão oferecidos no espaço.

 Segundo Bornier, Nova Iguaçu sai mais uma vez na frente dos outros municípios. “Cumprimos com 19 dias de antecedência o Termo de Ajuste de Conduta, firmado com Ministério Público. Hoje, somos o mais transparente possível. Além disso, este local precisa chegar aos quatro cantos da cidade. Informações sobre o que Nova Iguaçu foi e é podem ser adquiridas aqui. É de grande importância que todo o cidadão frequente este local para conhecer a cidade maravilhosa que Nova Iguaçu é”, explica o prefeito.

 O secretário de Governo afirmou que em breve a ciência e tecnologia serão expandidas para bairros da periferia. “Temos parceria com as maiores universidades do país. Este projeto só foi possível graças e esse esforço. Em breve, estaremos ampliando os projetos para os bairros mais carentes e teremos uma grande cobertura tecnológica em Nova Iguaçu”, afirmou.

 A subsecretária de Ciência e Tecnologia destacou a importância de projeto para a cidade. “É um grande progresso. Não temos como falar de crescimento sem investimento no setor tecnológico. Agora, a população pode ter acesso a gestão pública de forma rápida e completa, uma vez que somos o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a ter total transparência”, avalia Cristiane Bittencourt.

 A solenidade contou com a presença de todo o secretariado e de vereadores da cidade, além de representantes das universidades URFJ, UFRRJ, UERJ e Faetec; da superintende estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Cristina Lacerda; e do coronel intendente Alex Assis.

 No local, visitas guiadas de grupos com até 20 pessoas também podem ser agendadas através dos e-mails interativa@novaiguaçu.rj.gov.br e sic@novaiguaçu.rj.gov.br.


Nova Iguaçu ganha Totens Lilás
 Outro setor de Nova Iguaçu a conquistar um mecanismo tecnológico foi a Assistência Social. Hoje (27) dois Totens Lilás foram inaugurados na cidade: um na Esquina da Cidadania (Rua Dr. Luiz Guimarães, nº 956, Centro) e o outro no Hospital Geral de Nova Iguaçu (Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, nº 953, Posse). O Computador interativo auxilia as mulheres com informações sobre violência doméstica

 Através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, os equipamentos que também possuem tecnologia ‘touch screen', oferecem acesso a dados sobre violência doméstica. Com um simples toque na tela, leis de garantia dos direitos da mulher, além de informações sobre saúde e segurança oferecidos na cidade para mulheres em situação de violência, poderão ser consultadas.

 As pesquisas são anônimas. Para acessar é preciso informar apenas a cidade onde mora e a idade. A partir dessas informações, o Governo do Estado vai mapear a situação da rede especializada de atendimento e as necessidades das mulheres, por faixa etária. Em Nova Iguaçu, o projeto ‘Via Lilás’, foi viabilizado pela Secretaria de Assistência Social, através da Coordenadoria de Políticas para Mulheres.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: