Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SAÚDE NOVA IGUAÇU: CAMPANHA CONSCIENTIZA PACIENTES E FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL DA POSSE SOBRE MALES DO CIGARRO

Fernanda Rodrigues Fotos: Everton Barsan/Semus
SAÚDE NOVA IGUAÇU: CAMPANHA CONSCIENTIZA PACIENTES E FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL DA POSSE SOBRE MALES DO CIGARRO 
 Cerca de seis milhões de pessoas por ano morrem em todo mundo em decorrência de problemas relacionados ao cigarro, 200 mil só no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para conscientizar pacientes e funcionários do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) sobre os males do cigarro no organismo, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu iniciou nesta quarta-feira (26) a campanha “Você livre do cigarro”. A ação acontece até o dia 10/09 e marcará o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). A meta é atingir mais de cinco mil pessoas.  

 Além de palestras com psicólogos, durante a campanha, agentes do Núcleo de Saúde do Trabalhador do hospital, em parceria com voluntários da Capelania da unidade, percorrerão todos os setores e as enfermarias conscientizando e incentivando os fumantes a pararem de fumar.  “O hábito de fumar prejudica não só a saúde do fumante, como também de quem está perto e inala a fumaça, os chamados fumantes passivos. É uma questão de saúde pública que precisa ser trabalhada com atenção. O prefeito Nelson Bornier incentiva campanhas como esta que atuam como forma de prevenção a possíveis doenças provocadas pelo cigarro, como problemas cardiovasculares, respiratórios e vários tipos de câncer”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

 Desde 2013, o Hospital da Posse mantém um grupo de apoio para pacientes e funcionários da unidade que desejam parar de fumar. Com acompanhamento de uma equipe de multiprofissionais (médicos, psicólogos e nutricionista), eles participam de palestras e sessões de terapia. “A assistência vai desde o tratamento comportamental do fumante incentivando na mudança do hábito até tratamento médico com uso de adesivos de nicotina – que liberam um percentual baixo da substância, ajudando reduzir as crises de abstinência”, garante o diretor geral da unidade, Joé Sestello.  

 Há cerca de um ano, a fisioterapeuta infantil, Fátima Benevides, decidiu mudar de vida e largar o cigarro. Com melhora significativa na qualidade de vida, adquiriu hábitos saudáveis e começou a praticar esportes. “Hoje minha vida é outra. No início foi difícil, mas é preciso ter força de vontade, pois vale muito a pena, sem falar na economia financeira. O apoio da família, amigos e grupos de ajuda é fundamental para não enfrentar essa mudança brusca na rotina sozinha”, comemora.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: