Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Nova Iguaçu realiza 2ª caminhada pelo fim da violência contra a mulher




Por: ASCOM/Fotos: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu realiza 2ª caminhada pelo fim da violência contra a mulher
          “Em briga de marido e mulher Nova Iguaçu mete a colher”. Esse é o tema da campanha e o grito de guerra da 2ª caminhada pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Prefeitura a fim de comemorar os 9 anos da Lei Maria da Penha, realizada no centro de Nova Iguaçu na manhã desta sexta-feira (07).

             Vestindo a camisa da campanha e carregando faixas e cartazes contra a violência, as participantes do ato público procuraram chamar a atenção das mulheres para que elas não aceitem o problema, e que principalmente, denunciem as agressões. “Queremos dizer com essa campanha que a mulher de Nova Iguaçu não está sozinha. A violência existe, mas ela precisa ser registrada por quem sofre”, afirma a Secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma.

         De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), os dados do Dossiê Mulher de 2015 têm 9.166 casos registrados de mulheres iguaçuanas que sofreram algum tipo de agressão. “Nós temos acompanhado os dados que acusam o aumento muito grande da violência na Baixada Fluminense. E temos a obrigação de dar total atenção a esse crime”, declara Cristina Quaresma.

         Ainda segundo a secretária, a Prefeitura oferece lugares especializados onde essa mulher será acolhida e orientada. “Estamos com equipes formadas para começarem a levar informações sobre o caso e de como é feito o nosso trabalho social, a todos os bairros de Nova Iguaçu, desde o centro à periferia. Todas que passam por essa situação precisam do nosso apoio”, diz.

         Vítima de violência doméstica e sexual, Janaina de Sousa Monteiro, 53, fala sobre a importância que o atendimento recebido teve em sua vida. “Eu tive aqui, todo o apoio que precisava. Nova Iguaçu oferece um atendimento humanizado para atender as mulheres que vivem essa situação como eu vivi. Graças a esse acompanhamento é que hoje eu sou educadora social e agente de direitos humanos. Essa assistência me tornou a mulher que sou hoje”, diz emocionada.

         A Coordenadora de Políticas das Mulheres, Patrícia Xavier, ressaltou os serviços oferecidos pela Prefeitura às vítimas. “Oferecemos atendimento social, psicológico e jurídico para mulher em situação de violência, tendo como objetivo prestar atendimento humanizado e de qualidade, para informar, apoiar e fortalecer a autoestima destas mulheres”, afirma Patrícia.

         Com muita animação, as participantes da caminhada percorreram as ruas da Via Light e foram até o Calçadão da Avenida Amaral Peixoto distribuindo panfletos às pessoas e gritando palavras de ordem contra a violência cometida à mulher. As secretarias municipais contribuíram para que a caminhada transcorresse de forma tranquila, com o reforço de serviços desde a concentração até o final do evento.

--Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: