Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA QUER DELEGACIA PARA CUIDAR DE MENORES INFRATORES EM NOVA IGUAÇU

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA QUER DELEGACIA PARA CUIDAR DE MENORES INFRATORES EM NOVA IGUAÇU
              Aumento, na incidência de adolescentes envolvidos com a criminalidade, implantação na região das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e de Homicídios e também a criação da Guarda Municipal, foram os temas mais debatidos, nesta quarta-feira, durante a posse, no Patronato São Vicente de Paula, dos 28 membros do Conselho Municipal de Segurança Pública de Nova Iguaçu. 
         O comandante do 20º BPM, coronel Almyr Cabral, um dos conselheiros, revelou que um quarto dos 484 presos no último trimestre envolveu adolescentes, menores de idade, 83% dos quais moradores de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Ainda de acordo com o oficial, no mesmo período foram apreendidas 725 motocicletas que estavam circulando de forma irregular. Trinta e dois por cento dos roubos de carros na região foram praticados por bandidos fazendo uso de motocicletas, segundo informou.
         Subsecretária de Conselhos Municipais, Cristina Penna, lamentou o recrudescimento de crimes praticados por adolescentes. Segundo ela, é no bojo dos Conselhos Municipais que os problemas da Segurança Pública poderão ser discutidos e solucionados. “Preocupa-nos muito a questão desses jovens. Precisamos ter os conselhos assessorando o prefeito no sentido de se pensar projetos e programas que possam atender aos adolescentes em situação de risco”, conclamou.
 Para o subsecretário de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa, o Conselho precisa se estruturar cada vez mais para fazer frente às principais demandas da cidade. Como exemplo, ele defendeu a criação do Fundo Municipal que irá instrumentalizar os operadores da Segurança Pública.
         “Nova Iguaçu ficou abandonada na área da Segurança Pública Municipal por falta de projetos e ações no setor, em governos anteriores. Outros municípios avançaram e cresceram a partir de 2008, com a liberação de recursos do Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”, lembrou.
         Ainda de acordo com Lessa, Nova Iguaçu ficou esquecida, porque as autoridades locais deixaram passar as oportunidades. “Agora, estamos tentando recuperar isso. Eu quero mostrar ao Governo Federal que o nosso município se importa, sim, com a questão da Segurança Pública e que merece receber os equipamentos necessários à viabilização de novos projetos”, discursou.
         A exemplo de Lessa, o secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, defendeu a criação da Guarda Municipal para atuar juntos aos fatos antissociais. “É uma bandeira que a gente vem desfraldando desde 1992, quando assumimos o primeiro mandato de vereador”, disse.
         Titular da 52ª DP, a delegada Juliana Emerique pediu o engajamento da sociedade civil em defesa dos interesses da cidade, no âmbito da Segurança Pública. Segundo ela, somente um Conselho Municipal de Segurança forte e atuante poderá colocar Nova Iguaçu em situação de igualdade com as grandes cidades.
 “Por que a Baixada tem que receber os serviços sempre depois dos outros?”, questionou, defendendo a criação de uma DPCA para a cidade. “É necessária para o nosso trabalho, diante da complexidade, do número de roubos envolvendo adolescentes infratores”, justificou, afirmando que “segurança pública é responsabilidade de todos”.
         CONSELHEIROS – Foram empossados Aparecida Alves dos Santos, Michele Teixeira Crestani Xavier, Danielli Provençano Borghi,  Jonathan Alves da Costa, Luís Alexandre Silva Barros, Marcos Roberto da Silva Soares, Marcelo Lessa da Silva, Carlos Eduardo Moreira da Silva, Anderson Francisco Barbosa Silva, Anderson Santos Silva, Juliana Emerique de Amorim, Orlando de Souza, Almyr Cabral Mendonça, Maurício Arthur Barbosa Araújo, Uéliton Pessanha de Carvalho, Paulo Cesar Correa Lança, Luiz Ormindo, Denildo Laurindo Soares, Jorge Nurilo dos Santos, Correa, Rosa Emilia da Conceição, Helenil Diniz Henriques, Yolanda Florentino, Jayme  Soares dos Santos Juniorm Haroldo Machado de Argolo, Adriano Luis Marciano de Lima, Alcy Maihomi Rodrigues, Sandro Zander Soares Nogueira e Junior de Souza.

Nenhum comentário: