Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nova Iguaçu realiza Semana de Combate à Aids

Por:Raphael BittencourtFotos: Everton Barsan
Nova Iguaçu realiza Semana de Combate à Aids
Evento tem como objetivo conscientizar população sobre a importância da prevenção e diminuir casos de DSTs
 A Prefeitura de Nova Iguaçu, através do Programa Municipal de DST Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza desde o dia 2 de dezembro a Semana de Combate à Aids. Cinco bairros da cidade estão recebendo a visita do Ônibus da Saúde, onde são distribuídos preservativos e folhetos explicativos sobre DST e Aids. A ação também oferece clínica médica, exame preventivo, teste de sífilis e outros serviços como saúde bucal e auriculoterapia. Um grupo de atores da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) também participa dos eventos apresentando a peça teatral “Aids: questão de vida”.

O primeiro dia de combate à Aids e conscientização sobre os riscos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) foi na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Foram realizados 286 atendimentos. “Acho a campanha muito importante não só para os jovens, mas também para gente mais velha, como eu. Sexo não tem idade e é preciso se prevenir sempre”, opinou a dona de casa Laurentina de Araújo, 70 anos.

Nesta terça-feira (03/12) foi a vez dos moradores de Austin receberem a visita do Ônibus da Saúde e da Fenig. Quase cem pessoas foram atendidas na Praça Sem Medo e 36 participaram de uma palestra sobre DST.

 “Explicamos quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, e orientamos a população sobre a importância do uso de  preservativos”, explicou a palestrante Fabiana Couto, técnica em enfermagem.

 Desde janeiro, 271 casos de Aids foram registrados em Nova Iguaçu. A maior incidência está no grupo de pessoas entre 20 e 39 anos. Foram 158 notificações. Neste mesmo período, houve registro de 191 casos de sífilis congênita, aquela que é passada de mãe para filho.

O secretário de Saúde da cidade, Luiz Antônio Teixeira Júnior lembra que a Aids é uma epidemia mundial e aposta em ações como essas para diminuir o número de notificações na cidade. “Não temos dúvidas de que a prevenção é fundamental para que se diminua a incidência de casos de DST e Aids. O prefeito Nelson Bornier e eu acreditamos que atividades como essa ajudam a chamar a atenção da população para este problema, que é mundial e merece todo o cuidado”, disse o secretário.

Serviço:
Quinta-feira: Miguel Couto – Praça Miguel Couto
Sexta-feira: Vila de Cava – Praça Central
Horário: das 8h às 12h30



Nenhum comentário: