Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Prefeito Bornier decreta estado de emergência para socorrer vítimas das chuvas em Nova Iguaçu






ASCOMFotos de Charles Souza
Prefeito Bornier decreta estado de emergência para socorrer vítimas das chuvas em Nova Iguaçu
O prefeito Nelson Bornier decretou nesta segunda-feira (9) estado de emergência na cidade de Nova Iguaçu. A medida foi tomada, pela manhã, depois que ele avaliou, ao lado da vice-prefeita, Dani Nicolasina, com todo o secretariado e o corpo jurídico do governo as consequências das chuvas da semana passada, que castigaram pelo menos 26 regiões, deixando dezenas de desalojados e 23 famílias desabrigadas.

         Uma verdadeira operação de guerra foi montada na cidade, mobilizando um exército de engenheiros, técnicos e mais de duas centenas de operários de várias secretarias, Emlurb, Codeni e Defesa Civil, além de máquinas retroescadeiras, pás mecânicas e caminhões. As ações estão mais voltadas para dragagem de rios e canais, limpeza valões, córregos e bueiros, retirada de lama e barro, coleta de lixo e varrição de ruas.

         Até esta segunda-feira, a Defesa Civil já havia recebido mais de 100 chamadas de moradores, somente de Austin e Comendador Soares. O secretário Luiz Antunes se disse preocupado com a população ribeirinha. “Estamos fazendo o raios-X do problema, através de vistorias técnicas. Certamente, irão aparecer muito mais problemas”, avaliou.

BORNIER VISTORIOU ÁREAS ATINGIDA
         Preocupado com a situação, Bornier passou o fim de semana inspecionando, com a secretária de Obras, Carla Neves, e o deputado federal Felipe Bornier, vários bairros atingidos pelo temporal. “Vocês não estão sozinhos. O momento é difícil, mas estamos aqui em busca de solução para o problema de todos, indistintamente”, disse o prefeito a um grupo de moradores de Vila Zenith, no bairro de Austin, um dos mais castigados.

         Carla Neves explicou que a situação mais grave abrange os dois lados de Austin, onde houve deslizamento de morros e a condenação de 23 casas da Rua Sebastião Tinoco, no bairro do Batuta. Até à tarde desta segunda-feira, três famílias estavam abrigadas na sede da Defesa Civil, que também está buscando acomodações para as outras vítimas do Batuta.

Muitos imóveis foram abalados, depois de inundados pela enxurrada. Em alguns casos, a água chegou a atingir metro e meio de altura. “Estamos preocupados com a vida das pessoas. As casas que ficaram abaladas podem desabar sobre a cabeça delas e morrer gente. É isso o que a gente quer evitar”, disse a secretária, ao sair do gabinete do prefeito Bornier.

         “Vi ruas e mais ruas alagadas. A maioria das pessoas perdeu praticamente tudo, incluindo móveis, eletrodomésticos, roupas, mantimentos e até documentos pessoais. No bairro Riachão, por exemplo, muros desabaram, árvores caíram e áreas inteiras ficaram sem energia elétrica”, contabilizou Carla Neves.

         A situação também é grave no corredor da Avenida Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira. Ali, os bairros mais atingidos foram Danon, Palhada, Mangueira, Nova Era, Jardim Pernambuco. No conjunto habitacional da Marinha, no bairro Ouro Preto, a água também atingiu mais de um metro de altura, dentro de casa. “Eu diria que, pelo menos 90% das famílias perderam 100% de seus móveis”, observou Carla Neves.
             

VACINAÇÃO EM 15 BAIRROS
 Secretaria de Assistência Social criou um posto de arrecadação, na sede do órgão, na Rua Dr. Luiz Guimarães, antiga Rua 13 de Maio, 956, no Centro, para atender às vítimas da chuva. “As pessoas podem nos enviar todo e qualquer tipo de ajuda. Precisamos muito de água potável, mantimentos, colchonetes, lençóis, agasalhos, medicamentos e material de limpeza”, disse a secretária Cristina Quaresma. As doações também podem ser feitas através do telefone 2667-1207.

O prefeito Bornier determinou ainda o aumento, de R$ 265 para R$ 450, do valor do aluguel social para as famílias desabrigadas. O governo criou uma comissão na Secretaria de Assistência Social para levantar a situação das famílias desabrigadas. Elas deverão ser cadastrada no Programa Minha Casa Minha Vida, dependendo de cada caso.

A Secretaria Municipal de Saúde também montou um esquema especial, envolvendo cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio para socorrer as vítimas das chuvas. Todos estão trabalhando na orientação e profilaxia. Crianças e adultos estão recebendo vacina contra tétano, em pelo menos 15 bairros, onde a situação é mais crítica.

“Estamos preocupados com eventuais casos de leptospirose e cuidando também para evitar surto de outras doenças que podem ser provocadas pelas águas contagiosas da chuva”, explicou o secretário Luiz Antônio Teixeira Junior.

BAIRROS ATINGIDOS PELAS CHUVAS – Austin, Aymoré, Bandeirantes, Batuta, Cerâmica, Comendador Soares, Danon, Jardim Canaã, Jardim Iguaçu, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Jardim Roma, Mangueira, Metropolitano, Miguel Couto, Nova Era, Ouro Fino, Ouro Preto, Palhada, Planalto, Riachão, Rosa dos Ventos, Santa Cecília, Tancredo Neves, Tinguazinho E Vila Zenith. 

Nenhum comentário: