Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Secretaria lança catálogo de fotos na Casa de Cultura Ney Alberto

Ana Márcia Mixo, Wagner D'Almeida, Marcelo Borghi e Marcus Monteiro no lançamento do catálogo
Pastor João Nunes recebe do secretário Wagner D’Almeida o catálogo da exposição
Secretário Wagner D’Almeida entregou o catálogo a Paulo Arruda Gomes, neto de Arruda Negreiros

ASCOMFotosAlziro Xavier
Secretaria lança catálogo de fotos na Casa de Cultura Ney Alberto
A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu lançou, na terça-feira (17-12), na Casa de Cultura Ney Alberto, o catálogo da exposição “4X Nova Iguaçu”, que tem como objetivo retratar a história do município e destacar sua importância no desenvolvimento da Baixada Fluminense.  O guia conta com fotos do ex-prefeito  Arruda Negreiros, que retrata a cidade em seu primeiro governo, além de fotos  de obras de artistas plásticos iguaçuanos e trabalhos de fotógrafos da cidade.

Na avaliação do secretário de cultura, Wagner D’Almeida, o catálogo é o resgate de um momento histórico para Nova Iguaçu e toda a Baixada Fluminense. “O catálogo traz fotos da década de 30 e atuais. É um trabalho bem elaborado para que a memória de Nova Iguaçu não se perca no tempo”,  concluiu o secretário.

Emocionado ao ver as fotos do período administrativo do avô, o advogado Paulo Arruda Gomes olhou foto por foto ao lado da esposa Saide Arydes Gomes. “É isso que emociona e impulsiona a gente. Fico feliz em saber que meu avô está sendo homenageado desta forma. Ele era um homem sério, honesto e muito exigente”, finalizou o advogado, lembrando que foi nos governos do avô que a cidade ganhou o Hospital Iguassú.

O coordenador do catálogo, Marcus Monteiro, acompanhou alguns visitantes na exposição. Ele destacou que Arruda Negreiros mandava fotografar Nova Iguaçu toda, que naquela época era composta por distritos que hoje são municípios, como Queimados, Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Mesquita, entre outros.

A exposição “4X Nova Iguaçu” e o catálogo são divididos em quatro etapas:  Coleção Arruda Negreiros; Sentir Nova Iguaçu; Devoções Iguaçuanas e Olhar Iguaçu .

No catálogo, que é composto por mais de 100 fotos,  o leitor encontrará trabalhos dos fotógrafos Alziro Xavier, Charles Souza, Thiago Loureiro, Mazé , Cleber Junior e do ator e diretor Marcelo Borghi.  Os artistas plásticos Raimundo Rodriguez, Julio Sekiguchi, Bia Araújo, Cazé  Araújo . Ronald Duarte, Doni Junior, Antonio Filipak, Hugo Martins e Neuza Dantas também estão no livro, que tem 68 páginas.

Participaram da festa do lançamento do catálogo o presidente do Projeto Janela 4/14, pastor João Nunes, o ex-secretário de Cultura de Nilópolis, Augusto Vargas, o escritor Victor Loureiro e a rainha de bateria da escola de samba Beija-Flor, Raíssa de Oliveira, a cantora Fernanda Morais,entre outras personalidades da área cultural.

 Quem foi Arruda Negreiros
Sebastião Arruda Negreiros nasceu em 28 de março1884 e foi prefeito de Nova Iguaçu em três oportunidades: 1930; outubro de 1947 até janeiro de 1951 e janeiro de 1959 até 1962.

Seu primeiro mandato foi pautado pela criação de diversas estradas no município, como a Plínio Casado, Santa Rita, Rio-Petrópolis-Magé e a Estrada de Xerém.

Eleito para o segundo mandato em 1946, Arruda Negreiros encontrou uma cidade diferente, pois perdera boa parte do seu território com as emancipações de alguns distritos. Nova Iguaçu passou a ser uma “cidade-dormitório”, pois muitos moradores trabalhavam na cidade do Rio de Janeiro. Os problemas de infraestrutura começaram a aparecer.

Apesar das dificuldades administrativas que surgiram durante o seu segundo mandato, Arruda Negreiros  foi eleito deputado estadual em 1961, após concluir seu mandato de prefeito. Em 1958 foi eleito prefeito mais uma vez assumindo o cargo no ano seguinte. Durante seu terceiro mandato fundou o Colégio Monteiro Lobato, principal escola de ensino fundamental de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: