Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Prefeitura quer ocupar a Praça do Skate com atividades esportivas e culturais

A Praça do Skate é freqüentada basicamente por roqueiros às sextas-feiras. Muitos menores vão ao local e consomem bebidas alcóolicas para encontro de roqueiros
Secretário Thiago Portela (ao centro) acompanhou a ação de agentes da Prefeitura na Praça de Skate
ASCOMFotos:Thiago Loureiro
Prefeitura quer ocupar a Praça do Skate com atividades esportivas e culturais 
A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou na sexta-feira (29-11) uma ação integrada de quatro Secretarias (Governo, Assistência Social, Saúde e Assuntos Estratégicos) na Praça do Skate, Centro. Um dos objetivos foi fazer um mapeamento para verificar quais são as principais necessidades do local. Uma das propostas é ocupar a praça com diversas atividades culturais e esportivas, como shows e festival de street dance, por exemplo. Durante a ação, agentes combateram também o uso de bebidas alcoólicas e de outros tipos de drogas.

Durante a ação, agentes da Prefeitura conversaram com freqüentadores e explicaram os projetos que poderão ser desenvolvidos na Praça do Skate. O objetivo da Prefeitura é transformar a Praça do Skate em uma grande área de lazer, incluindo esportes e shows com bandas de rock, além de outras atividades culturais. “Estamos fazendo um levantamento para verificarmos as necessidades reais da praça, pois recebemos muitas reclamações de moradores do entorno. Conversamos com os jovens e falamos sobre as ações da Prefeitura. Queremos transformar a praça em um local com muitas atividades”, disse a psicóloga Aline Medeiros, coordenadora do Comitê de Gestão Municipal do Programa “Crack, é Possível Vencer”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa, percorreu a praça e conversou com os jovens. Lessa explicou que a Prefeitura irá fazer ações constantes nas praças e espaços públicos. “Nesse trabalho de pesquisa iremos detectar as necessidades desses locais. Em 2014 as ações serão constantes e teremos duas unidades móveis fazendo imagens que nos ajudarão muito nesta tarefa de ocuparmos os espaços públicos com diversas atividades”, concluiu Lessa, destacando que a próxima praça a ser visitada será a Santos Dumont, no Centro. A rodoviária e uma área próxima ao viaduto João Musch também poderão ser incluídas neste projeto.

 A sexta-feira é movimentada na Praça do Skate, pois roqueiros ocupam o local logo no início da noite. Vestidos de pretos, em sua maioria, eles se espalham pelos bancos. Muitos menores consomem bebidas ao som do heavy metal. “Temos muitos artistas na cidade que podiam grafitar na praça. Shows com bandas de rock e um festival de street dance seriam outras opções, pois neste local há uma grande concentração de jovens”, disse um estudante, fã da banda Nirvana, que preferiu não se identificar.

O secretário de Governo, Thiago Portela, e agentes da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil também acompanharam a ação.

Nenhum comentário: