Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

HGNI recebe novo certificado do Ministério da Educação para programa de residência médica

Doutor Mateus Barbosa, residente de ginecologia e obstetrícia, atende paciente em um dos consultórios do hospital

Doutor Lino conversa com alguns dos residentes do HGNI
RaphaelBittencourtEverton Barsan
HGNI recebe novo certificado do Ministério da Educação para programa de residência médica
Hospital oferece sete especialidades e vai formar 11 residentes ao final do ano
O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) foi novamente certificado pelo Ministério da Educação como hospital de ensino para graduação e residência médica. Esta é a terceira vez que o Hospital da Posse recebe o certificado do MEC (a primeira foi em 2007).  A unidade, que conta hoje com 59 residentes, oferece sete programas de residência. São eles anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, neurologia, pediatria, ortopedia e traumatologia e obstetrícia e ginecologia

Ao fim de 2013, 11 médicos irão concluir o programa .Um deles é o doutor Mateus Barbosa, 36 anos, residente de obstetrícia e ginecologia. “Todos sabem das dificuldades do sistema público de saúde em qualquer lugar do país. Mas fazer residência em um hospital como o HGNI nos proporciona um grande aprendizado que nenhum outro residente pode ter. É muito válido e um grande diferencial é poder acompanhar sempre de perto as situações reais que vamos encontrar ao fim da especialização”, explica o médico.

Coordenador do curso de medicina da Unig, uma das parceiras do HGNI, e diretor-médico do hospital, o endocrinologista Lino Sieiro Netto explica que o certificado é importante para o Hospital da Posse, pois faz com que todos os médicos, sejam eles contratados pelas universidades ou não, tenham contato com os alunos e, desta forma, uma responsabilidade ainda maior.

"O mais precioso é a manutenção de muitos profissionais que começaram aqui como residentes e hoje são chefes de serviço como, por exemplo, o doutor Rafael Baptista de Mello, que hoje é chefe da neurocirurgia, e a doutora Renata Castro, presidente da Comissão de Residência Médica do hospital”, comemora doutor Lino.

Segundo ele, o que faz do Hospital da Posse uma unidade credenciada pelo Ministério da Educação como hospital de ensino são as condições favoráveis ao aprendizado dos residentes, como nas enfermarias e laboratórios, e o comprometimento da direção do hospital em oferecer um ensino de qualidade aos residentes.

“Tanto eu quanto o doutor Joé Sestello, diretor-geral do HGNI, somos professores universitários. A direção deste hospital é absolutamente comprometida com o ensino”, garante o diretor-médico.

Em 2014, o objetivo do Hospital da Posse é o recredenciamento do programa de neurocirurgia, que foi descredenciado há pouco menos de um ano, no dia 28 de dezembro, ainda durante a administração anterior. A expectativa é que o HGNI receba uma nova visita do MEC no final do ano que vem para, quem sabe, obter novamente o programa de residência para neurocirurgiões a partir de 2015.

Raphael Bittencourt 
Jornalista

© 2013 MicrosoftTermosPrivacidadeDesenvolvedoresPortuguês (Brasil)
© 2013 MicrosoftTermosPrivacidadeDesenvolvedoresPortuguês (Brasil)

        

Nenhum comentário: