Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Funcionários do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) participam de palestra sobre DSTs e a importância do uso do preservativo



Por:RaphaelBittencourtFotos:EvertonBarsan/Semus
Funcionários do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) participam de palestra sobre DSTs e a importância do uso do preservativo
Dia Internacional de Combate à Aids: HGNI orienta funcionários em como combater doenças sexualmente transmissíveis 
  O hospital atende a cerca de 10 pacientes, por dia, que apresentam algum tipo de  Doença Sexualmente Transmissível (DST), e aposta na capacitação de seus funcionários como medida para aprimorar o serviço.

Para aproveitar o Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no mundo inteiro em 1º de dezembro, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) realizou nesta segunda-feira (02/12) palestra com os funcionários da unidade para explicar sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e sanar dúvidas. Eles assistiram a um vídeo e foram orientados pela enfermeira e palestrante Solange Nascimento no sentido de que a melhor forma de evitar as doenças é prevenindo-as.

“O uso do preservativo ainda é a melhor forma de prevenção, não só para solteiros e jovens. Qualquer um pode contrair uma DST. Mesmo que conheça bem o companheiro, é preciso prevenir. Não é porque um casal está namorando que pode se descuidar”, afirmou Solange.

A enfermeira explicou aos participantes a forma correta do uso do preservativo, advertindo que jamais se deve abrir a embalagem utilizando os dentes ou com o auxílio de uma tesoura. “Basta puxar na parte pontilhada. Também é importante observar o prazo de validade e se o preservativo está lubrificado. Na hora de colocar, não pode esquecer de segurar a ponta para que não entre ar”, ensinou.

No HGNI, cerca de dez pessoas contaminadas com o vírus HIV ou infectadas por outros tipos de DSTs são atendidas por dia. Os pacientes são tratados por uma equipe multidisciplinar, do Programa de DST e Aids, composta por sete médicos, quatro enfermeiros, três biólogos, dois pediatras, dois enfermeiros, dois psicólogos, dois assistentes sociais e um ginecologista.

Já a enfermeira Ana Cláudia Nunes Rodrigues, integrante da equipe multidisciplinar do hospital, revela que o número de jovens, entre 14 e 25 anos, que estão contraindo o vírus da Aids vem aumentando. “A cada semana, atendemos de dois a três pacientes nessa faixa etária. Também há casos de pessoas infectadas por sexo ocasional”, explicou Ana Cláudia. 

Ao final da palestra, todos os participantes receberam preservativos e um certificado de participação no evento.

Nenhum comentário: