Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nova Iguaçu vai investir ainda mais na saúde da terceira idade

Secretário Luiz Antônio com Maria Aparecida Alves (esquerda), de 117 anos, e Marfisa Gomes, 103
Secretário Luiz Antônio discursa para participantes da festa
Equipe da Policlínica Dom Walmor com as cinco centenárias
Por:Raphael Bittencourt
NOVA IGUAÇU VAI INVESTIR AINDA MAIS NA SAÚDE DA TERCEIRA IDADE
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu vai ampliar, a partir do ano que vem, o atendimento aos idosos. O anúncio foi feito pelo próprio secretário municipal, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, durante homenagem a cinco idosas centenárias na Policlínica Dom Walmor, onde fazem tratamento de saúde. Segundo o secretário, a ideia é melhorar o serviço oferecido na unidade, localizada no Centro da cidade, com a contratação de mais profissionais. Atualmente, a policlínica conta com uma equipe multiprofissional de atendimento à terceira idade composta por cinco geriatras, um clínico-geral, duas psicólogas, um agente de saúde, dois nutricionistas, dois fisioterapeutas e três assistentes sociais.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), Nova Iguaçu possui 119 mil pessoas com idades acima dos 60 anos, o que representa 14,9% do total da população. “O objetivo é prestar um atendimento cada vez mais específico e voltado para a saúde do idoso, humanizando ainda mais o atendimento, como estamos fazendo com as gestantes”, disse o secretário. Em média, a unidade faz 600 consultas geriátricas por mês.

“As pessoas acham que todo paciente com mais de 60 anos deve ir somente ao geriatra. Não é assim. Os pacientes devem ser enquadrados nos critérios determinados pelo grupo, após avaliação prévia realizada pela equipe. Aumentando o quadro de funcionários e atendendo aqueles que realmente necessitam de uma consulta com um geriatra, poderemos dar mais atenção aos pacientes. Há consultas que duram até 40 minutos”, explica o geriatra Silvio Macedo, que atende na Policlínica Dom Walmor.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior os idosos merecem atenção especial. “O prefeito Nelson Bornier e eu temos uma grande preocupação com as pessoas mais velhas, mais experientes, por isso, vamos trabalhar para que os idosos em Nova Iguaçu tenham cada vez mais qualidade de vida e saúde”, afirmou.


© 2013 MicrosoftTermosPrivacidadeDesenvolvedoresPortuguês (Brasil)

Um comentário:

Silvio Macedo disse...

A valorização da pessoa idosa tem sido uma constante entre a equipe multiprofissional que atua na PGNI há quase vinte anos. A dona Marfisa Gomes Colvara, de 103 anos, faz acompanhamento geriátrico há quase vinte anos e dona Maria Aparecida Alves, de 117 anos, há mais de treze anos. Muitos idosos já foram tratados na Policlínica e muitos ainda permanecem. É preciso que coloquemos em prática o que está determinado no Estatuto do Idosos e na Política Nacional do idoso. Os idosos estão vivendo mais, a expectativa de vida prevista para 2030, sendo 72 anos para os homens e 78 para as mulheres já foi atingida em 2013. É provavel que essa expectativa em 2030, chegue a 76 anos para os homens e 82 anos para mulheres. Queremos viver mais, mas com qualidade e dignidade.