Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Atletas prometem “lealdade e respeito” na abertura dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu




ASCOM
Por: Geraldo PereloFotos: Charles Souza
Atletas prometem “lealdade e respeito” na abertura dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu
O juramento de cerca de 4 mil atletas, na voz da aluna Bruna  de Oliveira, da Escola Municipal Rubens Falco, de participar “com o mais alto espírito de lealdade, esportividade e respeito para com os adversários”, marcou nesta sexta-feira (19) abertura oficial, no Sesc da cidade, dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), versão 2014.

         Até o dia 23 de novembro, 84 escolas, 34 municipais, 17 estaduais e 33 particulares, vão disputar 11 modalidades esportivas – futsal, futebol soçaite, handebol, basquete, voleibol, câmbio, vôlei sentado, atletismo, tênis de mesa, natação e xadrez nas categorias sub-11, 14 e 17.

Depois de acesa a Pira Olímpica, por Tatiane Batista, aluna do 7º ano do Colégio Vila de Cava, coube ao secretário municipal de Governo, Thiago Portela, dar como aberto os Jogos, que também serão disputados na Vila Olímpica da cidade.

A grande novidade, este ano, dos Joeni, que já revelou atletas como o jogador Zinho, tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol, é a inclusão de modalidades especiais para a categoria sub-11, que inclui jogos recreativos para estimular o aprendizado, a exemplo do câmbio e pelota. As duas atividades servem como introdução ao vôlei e ao arremesso de peso.

RETOMADA DO ESPORTE
Thiago Portela, que representou o prefeito na solenidade, lembrou que os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu permaneceram abandonados por longo, nas últimas administrações. “Mas, um dos compromissos de governo do prefeito Nelson Bornier é investir cada vez mais nos jovens e dar uma grande virada para a retomada do esporte e do desporto iguaçuano, começando exatamente pela base, com o incremento da participação dos alunos da rede de ensino do município”, disse.

Para Portela, os Jogos Estudantis servem como importante degrau para que a cidade de Nova Iguaçu melhore o seu posicionamento no cenário esportivo estadual. Ele lembrou que depois de anos tropeçando em campeonatos, o município sagrou-se, este ano, campeão das Olimpíadas da Baixada, promovido pela Petrobrás e o jornal O DIA, ao lado de Duque de Caxias.

 “Deus abençoou cada um de vocês, professores, alunos e diretores de escola, e nós terminamos em primeiro lugar. Nova Iguaçu mostrou que é forte e que pode melhorar ainda mais”, afirmou o secretário, pedindo empenho, espírito competitivo e confraternização entre os alunos.

Na avaliação do secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, os Jogos Estudantis não servem apenas para a inclusão e formação do jovem.

“Os jogos também transformam. O atleta pode até não ser campeão, não conquistar medalha. Mas, o esporte faz com que ele leve a sua participação com orgulho para o resto da vida, daí tornando-se uma pessoa vitoriosa em todos os sentidos de sua existência, como cidadão, profissional e chefe de família”, observou.

         Para a subsecretária de Educação, Magali Vizzône, o esporte leva os jovens a se tornarem cidadãos muito mais conscientes de seus direitos e deveres. “Temos (com o esporte) a chance de uma nova era de amor e de amizades. O esporte não é destruição, é saúde, confraternização e veículos de paz”, disse aos alunos.

         Já o gerente do Sesc Nova Iguaçu, Fábio Machado, o trabalho em parceria entre a entidade e a prefeitura é importante para o envolvimento dos jovens com o esporte e o fortalecimento de sua cidadania.

         O evento, realizado no Sesc da cidade, teve ainda com grande atração a exibição dos atletas Marcos Mesquita, 17 anos, e Yuri Tomaz, 16, campeões da Copa Cabo Frio em salto sobre cavalo e ginástica de solo olímpico, respectivamente.

A primeira roda dos jogos começa na próxima terça-feira, no ginásio do Sesc, com a partida de futsal sub-11 entre as equipes o Centro Educacional Nova Escola e a Escola Municipal Kerma Moreira.

Nenhum comentário: