Páginas

sábado, 13 de setembro de 2014

Uma antiga paixão chamada Morro Agudo Futebol Clube


Por: Wandemberg (Berguinho)
Reminicências... Nos tempos áureos do futebol amador iguaçuano, quando, ainda, se pagava ingresso e os estádios superlotavam, um dos clubes mais forte da categoria em todo Estado do Rio de Janeiro era o Morro Agudo F.C.. O 'Morro' tinha uma torcida fanática onde torcedores como Valcélia, Gentil e outros, serão sempre lembrados...Presidentes com Nilo de Paula; técnicos como os saudosos Mazinho e Zuza e atletas inesquecíveis como: Zeca Neném, Chiquito, Palitó, Leaninho, Jacaré (os dois), Manoel, Bagulho, Alumínio, Jorge Boiadeiro, Getúlio, Ferreti, Berguinho, Osvaldinho, Beto, Chiquinho, Paulinho Elefante, Amorim, Zeca Canecão, Neném, Nereu, Roberto, Paulista, Paulo Peseta, Cesar, Paulão, Baiano, Elinho Passo Longo, Castilho, e, outros que devido a minha memória limitada esqueço no momento; fizeram a história desse gigante do futebol de Nova Iguaçu. Dessa época, fértil de super craques, muitos já se foram, poucos sobraram e se fazem presentes, hoje, em algumas fotos acima, representando aquela "Geração de Ouro" do futebol Iguaçuano, cuja maior parte está no Céu!  

As peladas do segundo sábado do mês
O que será que essas  pessoas da foto têm em comum além de gostarem de jogar futebol? O fato é que entra ano sai ano, e,  lá estão, todos os segundos  sábados do mês, no horário de sempre, para a tradicional pelada, seguida de um ‘rango’ qualquer e da cervejinha gelada, além do ‘bate papo’ prazeroso. 

Já não são mais jovens, ao contrário, são ’senhores’ a maioria avô e até bisavô, sendo assim, já não contam mais com a idade a  favor, mas, já que tocamos no assunto, se formos considerar as  idades de cada um vamos chegar a seguinte conclusão: Até que estão muito bem de saúde, se os compararmos com muitas outras pessoas de suas faixas etárias - é o milagre do esporte, de certo! Porém, com certeza, não é só o futebol que os movem a esse compromisso mensal, anos a fio. Existe algo mais. Existe, antes de tudo, uma espécie de paixão compulsiva pela a agremiação, porque, senão, muitos destes senhores, que moram distante, como é o caso do Osias, Beto, Paulinho Elefante, Chiquinho, Berguinho, todos craques dos anos 60/70 não estariam ali, 45 anos depois!

De minha parte posso afirmar que, desde que botei os pés ali pela 1ª vez, foi o grande carinho que os torcedores daqueles tempos nos dedicaram. Era uma loucura, guardando as devidas proporções o Morro Agudo era , não sei se é ainda, o Corinthians de Nova Iguaçu. O fato é que nossa geração, que um dia  vestiu o 'Manto Sagrado do Morro Agudo", nunca mais se viu  fora da riquíssima história do Futebol Iguaçuano. 

Nenhum comentário: