Páginas

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Hospital Geral de Nova Iguaçu realiza cirurgia inédita com aparelho de neuronavegação

Por: Fernanda Rodrigues/ Fotos: Everton Barsan
Hospital Geral de Nova Iguaçu realiza cirurgia inédita com aparelho de neuronavegação
Utilizando a técnica da neuronavegação – inédita em hospitais públicos da Baixada Fluminense – o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) realizou nesta terça-feira (09/09), a segunda neurocirurgia de alta complexidade com essa tecnologia. O procedimento, liderado pelo chefe da neurocirurgia do HGNI, Raphael Baptista e sua equipe, durou cerca de uma hora, onde foram retirados fragmentos de uma lesão cerebral em uma paciente de 45 anos, diagnosticada com tumor.

Segundo o neurocirurgião Raphael Baptista, a tecnologia permite que a retirada de material para biópsia seja menos invasiva. Antes, esse tipo de incisão era feita pelo método convencional (aberto).
“Esse tipo de cirurgia é muito específica e indicada para pacientes diagnosticados com tumores que não podem ou não precisam de cirurgia, onde o tratamento é feito com quimioterapia. Nesses casos, a neuronavegação permite através de uma pequena abertura no crânio, a retirada de fragmentos da lesão para o diagnóstico do tipo de tumor, reduzindo com isso, o tempo de cirurgia, o tempo de internação e possíveis sequelas neurológicas”, garante o médico.

O aparelho, considerado pelos especialistas um dos mais modernos, funciona como um GPS, guiando os médicos através de um visor em 3D, que aponta a localização exata da incisão, mesmo se o tumor estiver em uma área delicada ou profunda do cérebro.

“A tecnologia trouxe grandes avanços para a saúde. O prefeito Nelson Bornier vêm investindo no setor, o que permite a reestruturação da saúde iguaçuana, especialmente no Hospital da Posse. Além da aquisição de novos equipamentos, a unidade vêm recebendo  obras de ampliação e reforma em todos os setores. Na rede de Atenção Básica, a chegada das Clínica da Família estão trazendo para população ações efetivas de prevenção e qualidade no atendimento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

             O diretor da unidade, Joé Sestello, destaca a importância dos investimentos na melhora do atendimento hospitalar.

                 “Só é possível ter um hospital forte quando há regulação e classificação de riscos. Desta forma, o hospital tem capacidade para atender casos de alta complexidade com precisão e qualidade. Os casos de menor complexidade são direcionados para unidades referenciadas”, afirma ressaltando os investimentos que estão sendo feitos na unidade. “A aquisição de novos e modernos equipamentos, como o de videolaparoscopia, e as obras de ampliação e reforma estão permitindo a melhora na qualidade assistência, além de estar proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais de saúde que aqui atuam”, garante o diretor.   

Nenhum comentário: