Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CISBAF E PREFEITURA DE JAPERI CAPACITAM EQUIPE DO SAMU

Claudia Souza Assessora de Imprensa CISBAF
CISBAF E PREFEITURA DE JAPERI CAPACITAM EQUIPE DO SAMU
O Cisbaf, em parceria com a Prefeitura de Japeri, promoveu uma capacitação em resgate, busca e salvamento em áreas de difícil acesso para os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município. O objetivo do curso, realizado no sábado (30), foi ensinar técnicas específicas para socorro a vítimas em ambientes naturais.

Dentre os assuntos abordados, foram destacados: avaliação do cenário, técnicas de extricação em locais remotos (retirada da vítima de local onde a mesma não tenha condições de sair por si só em segurança e realizar o transporte da mesma a unidade de saúde de referência mais próxima), nós e operações com cordas, apresentação de equipamentos de salvamento, ancoragem e técnicas de rapel, e sistema de polia (montagem de estrutura capaz de levantar grandes cargas).

O curso faz parte do projeto de qualificação dos profissionais que atuam no Samu do município de Japeri. “Esta é uma das ações planejadas no projeto de gestão associada firmado entre o Cisbaf e o município. Esse conhecimento qualificará a equipe para resgate e salvamento em situações muito específicas, como enchentes, deslizamentos ou acidentes de maior gravidade”, explica a gerente de projetos do consórcio, Marcia Cristina Ribeiro.  

Nenhum comentário: