Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Hospital da Posse forma primeira turma do curso de Eletrocardiograma

Por: Fernanda Rodrigu
Hospital da Posse forma primeira turma do curso de Eletrocardiograma
Durante cinco aulas os profissionais de enfermagem aperfeiçoaram técnicas e normas no uso do aparelho de Eletrocardiograma (ECG).
 Foto: Fernanda Rodrigues
Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta sexta-feira (26/09) do último dia do curso de capacitação no uso do aparelho de Eletrocardiograma (ECG) – exame clínico que mede os batimentos cardíacos de um paciente. Durante o curso, dividido em cinco módulos, foram abordadas técnicas e normas sobre o manuseio do aparelho com aulas teóricas e práticas. Ao todo, 50 profissionais foram capacitados na primeira turma e receberam certificados.

A capacitação dos profissionais em toda rede de saúde de Nova Iguaçu têm sido um dos focos da gestão do prefeito Nelson Bornier para reestruturar a saúde iguaçuana e faz parte de um conjunto de ações, voltadas para melhorar a qualidade dos serviços prestados na saúde. O secretário municipal da pasta, Luiz Antônio Teixeira Júnior, ressalta que a capacitação de qualquer profissional deve ser constante. “Na área da saúde é essencial que todos os profissionais se mantenham sempre atualizados. Para oferecer um atendimento eficaz e maior segurança para o paciente, é preciso, além de uma infraestrutura adequada e investimentos em equipamentos modernos, também contar com profissionais qualificados e preparados”, disse.

O curso de ECG, realizado em parceira com Universidade Iguaçu (Unig), foi ministrado pelo médico Jean Max, chefe do setor de emergência do Hospital da Posse e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que destacou a importância do profissional de enfermagem em saber utilizar corretamente o aparelho. “Esse tipo de exame é realizado pelo enfermeiro, que deve estar habilitado para manuseá-lo de forma rápida e precisa, principalmente quando se trata de um atendimento de emergência. Apesar de ser um exame simples, ele é capaz de mostrar graves complicações cardíacas, por isso, deve ser bem realizado para que o médico possa ter condições de avaliar e diagnosticar o paciente rapidamente”, garante.    

Desde 2013, a Secretaria de Saúde já realizou mais de 10 cursos de capacitação em diversas áreas, alguns em parceira com instituições como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Programa Estadual de Transplantes (PET).

A próxima turma do curso de Eletrocardiograma começa a partir de novembro. As inscrições – abertas somente para profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu – já podem ser feitas no Centro de Estudos do HGNI. O curso é gratuito. Mais informações pelo telefone 3779-9900.

Nenhum comentário: