Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Conceitos e travessuras na programação do Encontrarte




Crédito das fotos:
Marcelle Pontes (Dá licença, minha gente) e Alziro Xavier (Édipo Rei)
Mais fotos disponíveis no facebook.com/encontrarteteatro
Jornalistas:
Bernadete Travassos 
Flavia Rodrigues
Conceitos e travessuras na programação do Encontrarte
O Encontrarte mudou a rotina da Escola Municipal Ivani Vigne Babo, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, na tarde desta segunda-feira (22/09). A unidade de ensino foi palco do espetáculo “Dá licença, minha gente”. Estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental se envolveram na história de um poeta popular que chega à cidade e tenta impor suas verdades a três mendigos, sempre com muito encanto e alegria.

A apresentação não pôde acontecer na praça, como programado, devido à previsão de chuva. Para adequar o espetáculo ao público os atores, em alguns momentos, precisaram improvisar. “O maior desafio era fazer com que as crianças embarcassem na história. Amenizamos o drama e exploramos a comédia. Esta é uma característica importante do teatro de rua”, comentou a atriz Monique Eucário, que no espetáculo, era uma mendiga.

“Foi uma ótima experiência para toda a escola. Os alunos estão aprendendo sobre literatura de cordel. Vamos aproveitar a apresentação e fazer novas atividades”, destacou a diretora da escola municipal, Suelaine Salvatti.

À noite o tema da apresentação foi bem diferente. O grupo LaminiCAC, de 
São José dos Campos, levou uma tragédia grega para o palco do teatro Sylvio Monteiro. “A peça “Édipo Rei” é uma adaptação de Edson Gory, baseado no texto de Sófocles, escrito em 427 a.c. Mesmo sendo um conteúdo milenar podemos trazer para a atualidade porque as pessoas continuam na busca por sua identidade, origem e raízes”, explicou a diretora do espetáculo, Andréia Barros.

Para a atriz e estudante de Psicologia, Marcelle Moraes, a peça foi uma fonte de aprendizado. “O título despertou meu interesse. Para a filosofia Édipo é um mito, mas na psicologia é um importante instrumento de estudo. Foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o assunto”, destacou Marcelle.


Nenhum comentário: