Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nova Iguaçu reúne crianças no plantio de árvores

Por: ASCOM FOTOS: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu reúne crianças no plantio de árvores
Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no próximo domingo (21.09), alunos da Escola Municipal Barão do Tinguá colocaram as mãos na terra e ajudaram a plantar 48 mudas de espécies da Mata Atlântica, nesta sexta-feira (19.09).  A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham), reuniu estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Área de Proteção Ambiental (APA) de Tinguá para participarem e conhecerem melhor o trabalho de reflorestamento ambiental.

Em função do desmatamento causado pelas das obras do Arco Metropolitano, Giovanni Guidone, secretário Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, destacou que o governo, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), está realizando um trabalho de reflorestamento ambiental. Só dentro da APA, em uma área de 74.800 m², de propriedade do município, serão plantadas 18.901 mudas de espécies da Mata Atlântica até novembro.

“Em dois meses de trabalho já plantamos 4.500 mudas. Nossa proposta é enfatizar a importância da preservação ambiental, através do reflorestamento. Trazer essas crianças para a APA e ver que elas estão interagindo, além de ser gratificante, é esperançoso. Os estudantes são multiplicadores de informação e aprenderão a defender o meio ambiente”, disse frisou.

As mudas nativas plantadas foram das espécies ipês, pau formiga, inguá, guapuruvu, sibipiruana, louro pardo, angico vermelho, paineira, pau brasil, aroeir e palmito juçara. Uma equipe técnica também fez plantio de mudas na mata ciliar do rio Tinguá, dentro da APA.

Giovanni explicou que serão implantados em Nova Iguaçu cinco novos projetos de compensação/reflorestamento, um total de 834.780 m² e 188,987 mudas nativas da Mata Atlântica plantadas. Segundo ele, o processo de reflorestamento foi planejado para ser realizado no período de três anos. De com o secretário, as espécies plantadas são definidas a partir de um levantamento de domínio da Mata Atlântica, entre elas destacam-se: pau-brasil, aroeira, jequitibá, embaúba, paineira-rosa, ingá, sapucaia, guapuruvu, sibipiruna, palmito juçara e ipês (diversos).

Já na área urbana, Guidone disse que, em menos de dois anos de governo, foram plantadas cerca de cinco mil mudas até agosto e mais 20 mil deverão ser plantadas até o final de 2016.

Pablo Pessurno, 12 anos, estudante do 5° ano da Escola Municipal Barão do Tinguá, esbanjou sorriso largo no rosto ao plantar a primeira muda da espécie coqueiro imperial. “É uma sensação muito boa colocar as mãos na terra e plantar uma árvore que irá beneficiar o meio ambiente. Quero plantar árvores na minha casa e vou falar para meus amigos aderirem a essa ideia também”, comemorou Pablo.

A diretora adjunta da Escola Municipal Barão do Tinguá, Lucinéia Moreira de Souza, revelou que achou a iniciativa maravilhosa. “Daqui alguns anos, nossos alunos verão esse morro quase careca todo reflorestado e lembrarão que contribuíram para esse benefício ao meio ambiente e à população. A Prefeitura nos deu a oportunidade de aproximarmos nossas crianças da natureza e de mostrarmos a elas a importância do plantio. Elas ficaram eufóricas com a atividade. Tenho certeza que espalharão essa ideia”, parabenizou a diretora.

E a programação não para por aí. Na terça-feira (23.09), quarta-feira (24.09) e quinta-feira (25.09), todos às 9h, alunos de escolas municipais participarão de trilha ecológica e plantio simbólico.

 PROGRAMAÇÃO

Dia 23 de setembro – 9 horas
Alunos da Escola Municipal Professor Nabor Othuki participarão de uma trilha ecológica e plantio simbólico no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

Dia 24 de setembro – 9 horas
Alunos da Escola Municipal Professor Newton participarão de uma trilha ecológica e plantio simbólico no Campus/ PUC.

Dia 25 de setembro – 9 horas
Alunos da Escola Municipal Professor Osires participarão de uma trilha ecológica e plantio simbólico na SINDIPETRO.

Nenhum comentário: