Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Palestras de conscientização marcam Semana Nacional de Trânsito em Nova Iguaçu

A palestra abordou temas como o licenciamento de ciclomotores
Rubens Borborema (segundo da esquerda para a direita), Angela Christina e Sérgio Damasceno durante a palestra 
Por: Clébio Luiz Fotos: Alziro Xavier
Palestras de conscientização marcam Semana Nacional de Trânsito em Nova Iguaçu
             A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), comemora, até o dia 25, a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Nesta sexta-feira (19-09), na sede da OAB do município o presidente do Cetran, Sérgio Damasceno, proferiu na parte da manhã a palestra “Registro e licenciamento de ciclomotores e transporte escolar” . Agentes visitarão a Unidade Regional de Governo da Posse, além de três escolas municipais para fazer um trabalho de conscientização com os alunos.

            De acordo com o secretário Ruben Borborema, o objetivo da Semana Nacional de Trânsito é conscientizar a sociedade para que se crie um ambiente mais seguro para motoristas e pedestres. “Espalhamos 200 galhardetes nas principais vias da cidade e começamos a distribuir quatro mil panfletos explicativos, A campanha este anos foi direcionada ao pedestre. Vinte e cinco agentes serão mobilizados neste trabalho de educação no trânsito”, resumiu Borborema. “Queremos garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Precisamos do esforço de todos para a redução de acidentes. Nossa ideia é incentivar a educação no trânsito”, completou o secretário, destacando que durante a Semana de Trânsito serão abordados diversos assuntos como mobilidade urbana, projetos para o trânsito e carteira de habilitação. A programação segue com um plano de aulas para aluno em quatro escolas do município. O objetivo é ensinar noções e regras básicas do trânsito, visando que as crianças sejam multiplicadoras de informação e ajudem a criar um ambiente cada vez mais seguro para todos.

            O presidente do Cetran, Sérgio Damasceno foi o primeiro palestrante do dia. Ele falou sobre diversos temas, incluindo registro e licenciamento de ciclomotores. O especialista destacou que alguns tipos de veículos, como o mini Buggy, por exemplo, só podem ser dirigidos pelo profissional quer tiver carteira de habilitação classe B.  Sobre a questão de carroças que circulam nas vais públicas, Damasceno foi enfático: “As Prefeituras podem dar autorização para esses veículos tracionados por animas circularem. O Código de Trânsito Brasileiro permite”, resumiu.

            A bicicleta também foi outro tema debatido. Sérgio Damasceno disse que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a circulação de bicicleta em passeio não permitido é passível de multa. Outro detalhe: bicicleta não pode avançar sinal vermelho.

            Na parte da tarde, a engenheira Angela Christina Pacheco fez uma palestra sobre sinalização de trânsito e mobilidade urbana.

            As quatro escolas municipais escolhidas para as palestras, às 14h,  são: Estanislau Ribeiro do Amaral (23/09); Professor Osires Neves (24/09) e Menino de Deus.

Nenhum comentário: