Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Nova Iguaçu se prepara para o combate ao Crack

 MARCELO LESSA e  REGINA APARECIDA NASCIMENTO
FOTO 0037 - REGINA APARECIDA NASCIMENTO - COORDENADORA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO e MARCELO LESSA -SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
FOTO 0018 - PALESTRA SOBRE DIREITOS HUMANOS - MAJOR (PMRJ) PATRÍCIA SERRA
PALESTRA COM GUARDA MUNICIPAL RJ - WILSON PINTO AMORIM
Por ASCOM Fotos: Alziro Xavier
Nova Iguaçu se prepara para o combate ao Crack
Preocupada com o crescimento do consumo de drogas na cidade, a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu, deu início no dia 25 de agosto, ao curso de Capacitação dos Profissionais de Segurança Pública do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, do Programa “Crack, é possível vencer”. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública Estadual e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Para o combate ao crack, cerca de 100 profissionais, entre eles, policiais militares e agentes de trânsito e Defesa Civil de Nova Iguaçu são capacitados durante um mês, por profissionais da Polícia que ministram as aulas divididas em três módulos.

O primeiro módulo aborda os direitos humanos e a segurança pública no município.  O segundo, que tem como tema, ”Rede de Atenção e Cuidado”, fala sobre os equipamentos da assistência social e saúde. E o terceiro e último módulo destaca a importância da abordagem policial em pessoas de situação de risco. Ao final dos módulos os agentes terão que passar pelo treinamento prático feito sob o comando do Batalhão de Choque, onde terão contato com os equipamentos de proteção e defesa.

Para o secretário de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa, um dos coordenadores do curso, o treinamento é uma ferramenta de fortalecimento e realizado em conjunto com as demais Secretarias. “Esse curso é um elo da segurança pública do Estado do Rio com o município de Nova Iguaçu. Queremos combater este mal em nossa cidade. Por isso, estamos preparando os nossos agentes”, comenta Marcelo, acompanhado da coordenadora Regina Nascimento.

Lessa ainda destaca que até o final do ano Nova Iguaçu receberá cerca de 300 sprays de pimenta, 100 armas de eletrochoque e dois micro-ônibus que servirão de base móvel de vídeomonitoramento. Cada veículo terá instalado 20 câmeras que serão utilizadas em pontos críticos da cidade.

A formatura das turmas será realizada no sábado, 27 de setembro, às 9h, na Unig. Os alunos receberão ainda o certificado de conclusão e serão contemplados com os brevês de Multiplicadores Polícia Comunitária.

Nenhum comentário: