Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Beltrame diz a Bornier que quartel da PM chegará à Nova Iguaçu até o próximo ano


  Por: Geraldo PereloFotos de Alziro Xavier
  Beltrame diz a Bornier que quartel da PM chegará à Nova Iguaçu até o próximo ano
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, garantiu ao prefeito Nelson Bornier que Nova Iguaçu ganhará o seu próprio batalhão de Polícia Militar, até 2015. Ele observou que mesmo sendo um município menor, Mesquita já possui um quartel da PM.

         “São essas coisas técnicas que nós estamos tentando arrumar, só que no seu devido tempo. Não há milagre, a coisa tem que ser feita com toda uma logística”, disse, frisando que os novos recrutas concursados este mês só estarão prontos para ir às ruas daqui a um ano.

         Bornier, que estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Morais, participou nesta quarta-feira (17), no 20º Batalhão, da solenidade de apresentação do efetivo de 200 novos PMs e da entrega de 50 viaturas, que vão reforçar o policiamento ostensivo em locais com maior incidência de criminalidade, nos municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita.

         “O que gente quer e vai cobrar das autoridades é total empenho no sentido de que a população da nossa cidade possa de fato viver com mais segurança e tranquilidade. Já conseguimos melhorar o policiamento na antiga Estrada de Madureira, estamos levando outra companhia da PM para a Cerâmica e agora vamos lutar para a conquista de um Batalhão somente para Nova Iguaçu”, anunciou o prefeito.

         Beltrame e o comandante-geral da PM, coronel Castro Menezes, manifestaram preocupação com a questão do recrudescimento da violência na Baixada Fluminense.

         “A nossa preocupação é com a redução dos índices de criminalidade e com uma equalização da distribuição do número de habitantes por policial militar”, disse Castro Menezes, para quem, além de dar continuidade ao processo de pacificação, sua meta é também estender a sensação de segurança e a diminuição dos índices de criminalidade em todo o Estado.

         “O vigésimo Batalhão, bem como toda a região do terceiro Comando de Policiamento de Área (que engloba toda a Baixada Fluminense) vem apresentando redução em alguns índices de criminalidade. E a nossa esperança é que, com mais esse aporte de efetivo e viaturas, esses índices possam cair ainda mais e que a população se sinta cada vez mais segura”, disse o oficial PM, pedindo o “afinco” dos novos policiais.

         MAIOR INCIDÊNCIA DE ROUBO DE CARRO
         Comandante do 20º BPM, o tenente-coronel Almir Cabral admitiu ser “vasta” a mancha criminal em Nova Iguaçu, com maior incidência para roubos de carros e de transeuntes. Ele lembrou que, além da Via Light, que sofre influência da Favela do Chapadão, no trecho da rodovia Presidente Dutra, também sob responsabilidade de sua unidade, existem 33 acessos de entrada e saída, fato que, segundo explicou, facilita a ação dos bandidos.  

Já para Beltrame, o reforço do policiamento ostensivo para a Baixada Fluminense está sendo possível graças à permanência do Exército brasileiro no complexo de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. Segundo ele, o aumento do efetivo no 20º BPM, se dá única e exclusivamente por uma opção técnica para atender às regiões onde a mancha de criminalidade está mais latente.

         O secretário negou a notícia de que os novos PMs só ficariam por um tempo determinado na Baixada Fluminense.

“Se considerarmos que a carência (de policiais) ocorre em todos os lugares, muitos batalhões também gostariam de estar recebendo, agora, 200 homens e 50 viaturas. Seria muita leviandade minha ou da própria Polícia Militar colocar os policiais aqui e depois retirar. Se faziam isso, eu não faço”, afirmou.

POLÍCIA CONSTRANGIDA

Beltrame disse que o Rio de Janeiro tem hoje “uma polícia constrangida”, que “leva pessoas para a delegacia, quatro, cinco vezes, e as coisas não acontecem”.

“Não estou discutindo encarceramento ou não. Quem comete um delito, seja de grande monta ou de pequena monta, precisa ter uma resposta exemplar do Estado, porque senão, sem dúvida nenhuma, a polícia está sujeita a enxugar gelo”.

Na avaliação do secretário de Segurança, a polícia tem trabalhado muito, chegando a recorde de prisões e apreensões. “Mas a gente percebe um recrudescimento da violência, que ocorre por causa de algumas leis misericordiosas e a inserção do menor de idade na criminalidade”.

Beltrame citou como exemplo o esforço de 650 PMs que atuaram no último final de semana na orla da Zona Sul do Rio, detendo 30 pessoas, das quais apenas seis permanecem presas.

“Os outros estão aí (soltos) para que a polícia trabalhe de novo. A sociedade precisa estar alerta para esta questão. Segurança Pública não é somente polícia, Segurança Pública é um sistema que envolve leis, Judiciário, Ministério Público, política para menor de idade e o sistema prisional. Tudo isso é uma corrente e um elo dessa corrente é a Polícia”, observou, frisando que os outros componentes de Segurança Pública nunca são cobrados.

“Me sinto à vontade para falar isso, exatamente porque nós, no mês passado, tivemos 3.507 prisões e, mesmo assim sentimos um movimento de recrudescimento da violência. Quer dizer que nesta corrente (da Segurança Pública) alguma coisa está errada. Mas a polícia está fazendo o seu papel”, afirmou.

A solenidade contou também com a presença dos vereadores Carlão Chambarelli, Denilson Ambrósio, Marcelo Nozinho e Juninho do Pneu.

Nenhum comentário: