Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

Desfile de Sete de Setembro em Nova Iguaçu


Por: ASCOM Fotos: Alziro Xavier
Cadetes da AMAN participam de encerramento da Semana da Pátria em Nova Iguaçu
O último dia dos desfiles cívicos de Nova Iguaçu foi comemorado por milhares de pessoas, entre estudantes e o público que prestigiou o 7 de Setembro, na Avenida Marechal Floriano Peixoto.  A banda do Colégio Novo Horizonte, com suas Gaitas de Folie abriu o caminho para os Bombeiros e 60 Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e Cruz Vermelha do Brasileira, que marcharam pela primeira vez na Cidade, arrancando aplausos de todos os que assistiam as atrações pela Semana da Pátria.

O prefeito Nelson Bornier e a Secretária Municipal de Educação estavam na comemoração, que este ano tinha como tema “Nova Iguaçu do Brasil”, cuja proposta pedagógica foi levar aos estudantes a pesquisarem a importância do município no crescimento do País. Para ambos, o resultado foi alcançado, uma vez que as 131 escolas municipais e as demais 60 unidades escolares estaduais e particulares souberam contextualizar o tema e mostrar que a “cidade perfume”, como era conhecida- referência aos laranjais- teve relevante importância desde a época do Império.

Na opinião da secretária de Educação, Aparecida Marcondes Rosestolato, mais uma vez as escolas se superaram. “O que vimos nestes sete dias foi à demonstração de que nossos professores são comprometidos com a educação. Vimos aqui verdadeiras obras de arte e isso só acontece com dedicação”, disse a secretária, acrescentando que os alunos podem muito mais.

Quem esteve na avenida assistiu ainda uma bela encenação da Companhia de Artes Cênicas de Nova Iguaçu, que representou a sociedade Iguaçuana nos primórdios da fundação da Vila de Iguasssú, com direção do diretor de artes do Secretária de Cultura, Marcelo Borgui e produção de Marcio Paulino. Outro grande momento foi a apresentação do antigo bonde.

Entre as escolas não foi diferente. Alunos e professores deram um show, seja no resultado das pesquisas ou nas bandas do Mais Educação, cada dia mais musicais.  A Escola Municipal de Educação Infantil São Benedito, por exemplo, contou a história a partir do Brasão. Um de seus subtemas trazia “Nova Iguaçu no passado: o sonho do progresso com as lavouras”.

Ao todo foram 19 apresentações, entre alas 12 escolas municipais, o Espaço Municipal da Terceira Idade, Projovem, O Colégio Cristão Baluarte e a equipe da Semed, sob a coordenação das professora Célia Bernardino, Cristina Bilheiro e Carla Chambarelli.  Também integraram a Comissão dos Desfiles Cívicos, a Emlurb e as Secretarias de Defesa Civil, Obras, Saúde, Cultura e Lazer, Trânsito e Governo.

Prestigiaram o Sete de Setembro, o presidente da Câmara de Nova Iguaçu. Maurício Moraes, Marco Rocha, Marcelinho Amigo das Crianças, Marcelo Nozinho, Marquinho da Tia Mégue e Carlos Ferreira. 

Santa Rita
No sábado os desfiles de Santa Rita reuniram quatro escolas municipais e o Colégio Sarte Nascimento, com sua banda Kairós e ainda as bandas do Colégio Sargento Antônio Ernesto e da Escola Municipal Professor Amazor  Vieira Borges. Prestigiaram o Sete de Setembro, o presidente da Câmara de Nova Iguaçu. Maurício Moraes, Marco Rocha, Marcelinho Amigo das Crianças, Marcelo Nozinho, Marquinho da Tia Mégue e Carlos Ferreira


Nenhum comentário: