Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Hospital da Posse promove curso de capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Por: ASCOM Fotos: Everton Barsan
Hospital da Posse promove curso de capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Profissionais de enfermagem do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/ Hospital da Posse) e da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde estão participando do curso de aperfeiçoamento no uso do Eletrocardiograma (ECG) – exame clínico que mede os batimentos cardíacos do paciente. A primeira capacitação aconteceu no dia (29/08) e reuniu cerca de 60 enfermeiros e técnicos de enfermagem no Centro de Estudos da Universidade Iguaçu, na Posse.

Essa é a primeira vez que o hospital promove esse tipo de curso voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de emergência do município. O curso, com carga horária de 20h, será realizado em cinco módulos, sendo o último realizado no dia 29/09.

Desde 2013, a Prefeitura de Nova Iguaçu vem investindo em cursos de qualificação e capacitação dos profissionais de Saúde através de parcerias com diversos órgãos, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o Programa Estadual de Transplantes (PET), entre outros. “A capacitação dos profissionais que atuam na rede pública de saúde de Nova Iguaçu tem sido um dos focos da gestão do prefeito Nelson Bornier para reestruturação da saúde iguaçauana. Para oferecer um atendimento eficaz e maior segurança para o paciente, é preciso, além de uma infraestrutura adequada e investimentos em equipamentos modernos, também contar com profissionais qualificados e preparados”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Abordando as normas e técnicas para realização correta do eletrocardiograma, o médico e professor de medicina, Jean Max Figueiredo, chefe da emergência do Hospital da Posse e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, destacou a importância do exame. “O eletrocardiograma é o primeiro exame a ser realizado em um paciente com queixas de dores no peito. É um exame simples e rápido, mas de extrema importância. Através dele é possível diagnosticar se o paciente apresenta alterações cardíacas que podem evoluir para um enfarto agudo do miocárdio”, alerta.

Para o diretor do HGNI, Joé Sestello, é essencial que o profissional de enfermagem esteja preparado para realizar o exame “O Hospital da Posse é a maior emergência da região e recebe todos os tipos de pacientes. A emergência é a porta de entrada principal da unidade, por isso, é fundamental que o enfermeiro, que é o responsável por fazer o ECG, atue com rapidez e saiba interpretar com segurança qualquer alteração no exame, para que o médico tenha condições de diagnosticar o paciente o quanto antes, aumentando suas chances de sobreviver a um enfarte, por exemplo”, garante.  

As inscrições para as novas turmas do curso de ECG serão abertas a partir de novembro, no Centro de Estudo do HGNI. 

Nenhum comentário: