Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Prefeito inaugura Núcleo de Atendimento ao Cidadão em Nova Iguaçu

 O NAC tem 10 guichês para atendimento de diversos serviços
Prefeitos Nelson Bornier e secretária Cristina Quaresma cortaram a faixa de inauguração do NAC

Por: ASCOM Fotos: Charles Souza
Prefeito inaugura Núcleo de Atendimento ao Cidadão em Nova Iguaçu 
        Uma diversidade de serviços em um só lugar. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, inauguraram, nesta quinta-feira (25-09), o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), que facilitará a vida do cidadão, que ganhará tempo e comodidade ao resolver problemas relativos aos documentos perdidos ou roubados, entre outros, além do acesso a informações. A previsão é que o núcleo atenda cerca de 300 pessoas por dia.

       O NAC, que será coordenado por Alexandre Gama, dispõe de três guichês do Detran, três da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, um da Light (para problemas de consumidores de baixa renda) , um da Caixa econômica e um do vale social, além de três salas para a Defensoria Pública. O próximo órgão a se instalar no NAC será a Previdência Social.

O programa funcionará nos moldes do Poupa Tempo, do Governo do Estado, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, local de fácil acesso à população, oferecendo serviços como a retirada de carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, informações sobre previdência social, direitos do consumidor, defensoria pública, entre outros.

O prefeito destacou que o NAC é um passo importante para consolidar a cidadania. Nelson Bornier lembrou que assumiu uma Prefeitura endividada e que muitos prédios estavam com aluguéis atrasados, inclusive o da Secretaria de Assistência Social. “Estamos inaugurando hoje este núcleo, que será muito útil à população, pois aqui se concentra uma série de serviços. Aos poucos estamos colocando a casa em ordem. Mesmo com todas as dificuldades já inauguramos clínicas da família, melhoramos o atendimento no Hospital da Posse e construímos escolas. Sei que falta muita coisa, mas estamos no caminho certo para melhorarmos a qualidade de vida da população”, concluiu Bornier, ao lado da vice-prefeita Dani Nicolasina.

Cristina Quaresma enfatizou que no início do governo, o prédio, com várias lojas e salas, estava em precárias condições e nos arquivos eram poucas as informações sobre os cadastrados nos programas sociais. “O NAC é um espaço para que as pessoas sejam atendidas com conforto e dignidade. Doía o coração ver muitas vezes uma mãe vir à Secretaria com filhos resolver problemas, que muitas vezes eram de competência da justiça. Aí ela saía daqui, a pé, com a criança, até o fórum. Agora teremos Defensoria Pública aqui. Vamos fazer do NAC e da Secretaria a “esquina da cidadania” (as duas unidades ficam entre as esquinas das Ruas Dr. Luiz Guimarães e José Moacir Nogueira). Todas as dependências têm acessibilidade e iremos colocar um elevador. O NAC é um avanço e a população será muito beneficiada”, arrematou. 

Sorteado no Programa Minha Casa, Minha Vida, o  aposentado Ercílio Devanir, 73 anos, que mora em Caboclo, elogiou as instalações da Secretaria e do NAC. Ele foi ao local verificar os documentos que precisa para receber o imóvel. “Fui bem atendido e o ambiente é todo limpo. Somos tratados com muito respeito. Se precisar tirar segunda via de algum documento, virei aqui”, finalizou.

SERVIÇOS
No NAC, qualquer pessoa poderá receber também assistência jurídica, fazer abertura de conta corrente e poupança, consórcios e cartão de crédito (Caixa-Aqui), solicitar inclusão na Tarifa Social da Light, pedir isenção para viagem de idoso, sepultamento, tirar segunda via de CPF, Carteira do Idoso, Vale Social para Deficientes (físico, auditivo, visual e mental) ou doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso.


O NAC, que funciona das 9h às 17h, vai atender também aos pedidos de gratuidade de documentos e concursos públicos, isenção de reconhecimento de firma e autenticação, procurações, certidões criminais e interação. Fará ainda cadastramento de casamentos gratuitos. 

       Participaram também da inauguração os secretários Mario Marques (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura); Rubens Borborema (Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana); Wagner D’Almeida (Cultura); Carla Neves (Obras e Serviços Públicos); Giovanni Guidone (Urbanismo, Habitação e meio Ambiente) e Aparecida Rosestolato (Educação); os vereadores Marcos Rocha, Fernandinho Moquetá e Giane Jura; o assessor especial do governo estadual, Jorge Gama, além de representantes da Defensoria Pública, Detran, Light e Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: