Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Programação do 13º Encontrarte agita final de semana

Por:Claudina Oliveira
Jornalístas: Bernadete / Flavia Rodrigues 
Fotos:Paulo César Rega
Alziro Xavier
Marcele Pontes
Programação do 13º Encontrarte agita final de semana
Espetáculos de qualidade fizeram parte da programação do 13º Encontrarte, neste final de semana, dias 19, 20 e 21 de setembro. As apresentações aconteceram no Sesc e no Complexo Cultural, ambos em Nova Iguaçu. Grupos de diferentes estados brasileiros, com prêmios nacionais e internacionais garantiram a diversão do público do festival.

Na sexta as peças foram baseadas na obra de William Shakespeare e também no cotidiano de pessoas pobres. O grupo Maria Cutia preparou o espetáculo “Como a gente gosta”, de autoria e direção de Eduardo Moreira. Na mesma noite a Cia Atores da Fábrica, que é de Nova Iguaçu, apresentou a peça “Construção”. “Quando as pessoas são consumidas pelo desejo de um mundo melhor ficam indignadas e precisam ter coragem para lutar contra o sistema. Na maioria das vezes são consideradas loucas. Assim como Chico, o protagonista da história”, explicou o ator e diretor do espetáculo Alexandre Gomes.

Nem a chuva, na noite de sábado, foi capaz de impedir que o público fosse assistir “Solo Almodóvar”, espetáculo que mostrou a realidade das travestis brasileiras. A proposta do autor do solo, Vinnicius Morais, era despertar um conflito de sentimentos no público. O objetivo foi alcançado.

Para garantir uma programação variada, no domingo teve a apresentação do musical “Três Marias” e do monólogo “Seu Bonfim”. O musical buscou inspiração nos ritmos do nordeste, no funk, nas canções da religião católica, no sincretismo religioso e recriou a atmosfera do interior do Brasil, com seus sotaques e maneirismo, arrebatando adultos e crianças. 

A última apresentação do final de semana foi o monólogo Seu Bonfim. O espetáculo foi inspirado no livro A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. A atuação do ator Fábio Vidal impressionou o público. “ A performance do ator Fábio Vidal, é excelente. Gostei muito. Além disso, a história nos incentiva a fazer uma retrospectiva da nossa própria história”, comentou o poeta e escritor Ney Santos. O espetáculo existe há 14 anos e já conquistou prêmios nacionais e internacionais.

A programação completa do Encontrarte está disponível no site www.encontrarte.com.br. O evento acontece até o dia 27 de setembro. Todas as apresentações são de graça.

Fotos:
Paulo César Rega - Peças: “Como a gente gosta” e “Três Marias)
Alziro Xavier - Peças: (“Como a gente gosta”, “Construção” e “Seu 
Bonfim”)
Marcele Pontes - Peças: (Solo Almodóvar”).

Nenhum comentário: