Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Cidade do Aipim

Pórtico de Entrada
Mais uma tarde /noite de evento
Funcionários começam a chegar...
Torre de controle do Palco'A'
Palco 'A'
Ao fundo as Serranias do Tinguá
Daqui a alguns instantes esse espaço estará repleto...
Praça de alimentação do lado 'A' do pátio...
Mar de gente. Estipula-se mais de 150 mil durante os dias do evento
De um lado a Festa do Aipim de outro as serras
Palco 'A'
Três 'trenzinhos' como este, circularam gratuitamente no trajeto Cidade do Aipim/ Tinguá
Equipe de trabalho da 'Barraca do Patronato'
Brinquedo do Parque de diversões



Parque...
Mais Parque de diversões...

...Auto Pista
Escorrego
Pra criançada se divertir...
Luiz Antunes, Wagner D'almeida, Thiago Portela: Secretários
Esse é apenas um dos estacionamentos da Festa
Barracas de Artezanato
Vielas dos artezãos
Artezã
Parece mais um Ínca, mas é artezão
Mais vielas, mais artezãos...
Praça de alimentação do Lado 'B' do grande pátio

Nota do Editor
Os cinco dias da 9ª Festa do Aipim de Tinguá tiveram a mais expressiva conotação pública de sua história. Elogio, até, em inglês para prefeito, organizadores e patrocinadores: "The Best Party of Aipim" - mandou 'na lata' John Carter, um Americano de New Orleans, que todos os anos vem a Tinguá para ver a Festa.

A estrutura estava presente, já, nas estradas que dão acesso à mini-cidade montada pela prefeitura: nas viaturas da PM vistas por toda parte, na perfeita iluminação e na faixa de marcação das pistas; nos bombeiros; controladores do trânsito; ambulâncias. E, ainda, no interior da 'Cidade': Posto Médico, com grande equipe de plantão ao longo dos dias do evento; estacionamento para milhares de carros, equipe para recolhimento do lixo e etc... Conforme nos reporta, abaixo, com mais propriedade, a excelente jornalista da - ASCOM - Joana Braga Mineiro.


Por: joana braga mineiro
Segurança e respeito ao meio ambiente deram o tom da Festa do Aipim em Tinguá
A 9ª Festa do Aipim, realizada entre quarta-feira e domingo, no espaço de 64 mil metros quadrados do futuro Centro de Convenções, ao lado da Reserva Biológica Federal de Tinguá, em Nova Iguaçu, deixou cerca de 150 mil pessoas com água na boca e gostinho de quero mais. Foram cinco noites eletrizantes, de saborosos quitutes e diversão ao ritmo frenético de Thalles Roberto, Vitor e Leo, Daniel, Daniela Mercury, Swing & Simpatia e Grupo Revelação, sem registro de qualquer tipo de incidente.

Para o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Max Fernandes, “a perfeita organização de toda a estrutura montada pela prefeitura” para a realização do evento, permitiu à Polícia fazer uma malha de proteção e segurança eficientes.

“Foi uma festa excelente, pacífica e segura, sem briga ou qualquer tipo de transtorno, tampouco registro de ocorrência policial”, festejou o oficial, que mobilizou 330 homens nos cinco dias de shows, dentro do palco de eventos, no entorno e nas vias de acesso. “A área física da festa foi muito bem projetada”, atestou.

O público que degustou 50 toneladas de aipim e 30 de carne seca, nas 64 barraquinhas do polo gastronômico, instalado a céu aberto, numa área de 64 mil metros quadrados, também preservou o santuário ecológico, produzindo cinco vezes menos dejetos do que havia sido esperado pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). Foram apenas cinco toneladas de lixo orgânico recolhidos pelos 230 garis mobilizados para a festa.

“Por conta disso, conseguimos manter limpo todo o espaço da festa, onde espalhamos 50 containers, somente para o lixo orgânico. Montamos uma logística de homens e equipamentos para coletar até cinco vezes mais lixo. Mas o povo não fez tanta sujeira, como era de se esperar”, elogiou o presidente da Emlurb, Jorge Fernando Rosa Paschoal.

O reduzido número de atendimento no posto médico instalado no Centro de Eventos também surpreendeu as expectativas do secretário municipal de Saúde, o ortopedista Luiz Antônio Teixeira Junior, que mobilizou 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros. Foram apenas 100 casos, nos cinco dias de festas, de pessoas que passaram mal, algumas delas por excesso de álcool e cefaleia, mas nada grave.

“Pela estrutura que a gente montou, até que foi um evento bastante tranquilo, infinitamente abaixo de nossas expectativas para o número de pessoas que circularam pela festa”, diagnosticou o secretário de Saúde.

Na avaliação do secretário municipal de Defesa Civil, Luiz Antunes, a resposta para o sucesso da festa “foi ter Deus no comando”. O órgão escalou 30 agentes, por noite, em apoio ao Corpo de Bombeiros e aos brigadistas de plantão, na prevenção contra incêndio e pânico, além de 20 fiscais da Postura cuidando da organização dos ambulantes no entorno do local da Festa do Aipim.

Para Antunes, a 9ª Festa do Aipim foi um grande desafio, que caiu no gosto popular, servindo de laboratório para a versão 2014. “Acertamos o remédio, agora é ajustar a dosagem”, disse.

“O organização foi perfeita, sucesso total, melhor do que esperávamos. Temos que parabenizar o secretariado e o governo de modo geral. Todos se envolveram de corpo e alma para que a festa chamasse a atenção do país para a beleza da reserva biológica e mostrar que o governo está com os olhos voltados para grandes realizações na cidade”, anunciou o secretário municipal de Governo Thiago Portela.

Portela lembrou ainda que poucas pessoas acreditavam no sucesso da 9ª Festa do Aipim. “Até porque, os produtores da região não estavam preparados e nem organizados para um evento desta magnitude. Só que eles se capacitaram. Com isso, deixamos um legado de melhoria da qualidade da mão de obra, do preparo dos alimentos e no atendimento ao público. O governo do prefeito Nelson Bornier fez uma festa preocupado com a questão ambiental e da sustentabilidade, beneficiando a população e o meio ambiente, na região”, explicou Thiago Portela.

Um comentário:

amante da velocidade disse...

Amigos tirei o chapeu literalmente para festa do Aipim ... na 5ª feira fui só assistir Vitor & Leo pois não pude assistir o mesmo show em Salinas MG a 3 semanas atras...não me frustei pois iria velos no fest Aipim...excepcional o show a chegada elogios especias a segurança o espaço em fim a tda a organização espetacular...olha já fui a grandes eventos mas digo e afirmo q não perdemos nada.Nova iguaçu em geral estamos tds de parabens !!ate o 10º fest Aipim ano que vem q certamente sera melhor ainda !! Abç a tds !!