Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nova Iguaçu prepara 1º mutirão para pessoas com deficiência


Por: ASCOM

Serviços de saúde e assistência social serão disponibilizados na atividade, voltada para os deficientes do KM 32

No último sábado (27/07), o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, durante uma reunião na Unidade Mista de Saúde Patrícia Marinho, no bairro Jardim Paraíso, oficializou a realização do 1º Mutirão da Bexiga Neurogênica, que atenderá todas as pessoas com deficiência que vivem no KM 32, que é o bairro com maior número de residentes cadeirantes.

O mutirão foi marcado para o dia 10 de agosto (sábado), a partir das 9h, no pátio da Unidade Mista Patrícia Marinho. Durante o evento, os deficientes e seus familiares poderão ter acesso aos serviços disponíveis na Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como cadastro ao Minha Casa Minha Vida Especial, banco de cadeiras de rodas, esportes adaptados e ao vale social Riocard. Uma van adaptada estará no local para fazer os cadastros.

Outra grande ação será na área da saúde. O urologista Francisco Coutinho, referência no tratamento de bexiga neurogênica (uma disfunção da bexiga urinária devido a doença do sistema nervoso central), confirmou presença na atividade e estará fazendo diagnósticos nos pacientes. Kits urológicos e materiais como luvas cirúrgicas, serão distribuídos durante o evento.

O subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, explica a importância de todos os pais levarem seus filhos no mutirão. “Nosso objetivo é oferecer comodidade para a população com deficiência, que muitas vezes não têm acesso aos serviços disponíveis na prefeitura por dificuldades de locomoção. Vamos trazer todos os serviços e é fundamental que os responsáveis tragam os documentos e laudos médicos dos seus filhos, caso tenham”, disse.



Encontro reuniu pais de deficientes

Uma associação composta por pais e responsáveis de pessoas com deficiência de Jardim Paraíso participou do encontro com Nelson Bornier. O prefeito, que estava acompanhado das secretárias de Educação e Obras, Aparecida Rosestolato e Carla Neves, respectivamente, e do diretor da Unidade Mista Patrícia Marinho, Helmer Cardoso de Matos, falou sobre a transferência do funcionamento do setor de fisioterapia durante o período que a unidade entrará em reformas. “Os pacientes não serão prejudicados, pois durante as obras, o atendimento será realizado nas dependências do CIEP 167 – Jardim Paraíso. Todos podem ficar tranquilos, pois a Secretaria de Educação articulará toda a mudança para a unidade de ensino”, comentou o prefeito.

Para Edila Damas, o dia foi de boas notícias. “Estou muito feliz com tudo o que estão fazendo por nós. Tenho um filho deficiente e a nossa presença está confirmada no dia 10. Era de uma administração sensível a nossa realidade que estávamos precisando”, disse. Atendendo as reivindicações do grupo, Bornier anunciou a compra de uma van adaptada, que será utilizada para levar os cadeirantes para tratamentos. “Já encomendamos o veículo. A adaptação será feita em São Paulo. Em breve, estaremos entregando mais esse benefício para a população”, concluiu.

Nenhum comentário: