Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Segundo dia da Festa do Aipim de Tinguá


ASCOM/ PMNI
A dupla sertaneja Vitor e Léo levou os fãs ao delírio em um megashow, com entrada gratuita, realizado no segundo dia da 9ª Festa do Aipim em Tinguá, berço da Reserva Biológica Federal, em Nova Iguaçu. Os irmãos da Zona da Mata de Minas Gerais começaram a cantar um pouco depois da meia noite, lembrando sucessos entre eles: Meu Eu em Você, Não Me Perdoe, Tem que Ser Você, Borboletas, Fada e Amigo Apaixonado em uma apresentação que durou cerca de duas horas. "Este é um show de luz e energia, de valorização ao amor a Deus, a família, filhos, pais. Um show do bem. Estamos muito felizes de cantar neste lugar de Nova Iguaçu", disse Vitor. Amanhã (10-08), a cantora baiana Daniela Mercury será a atração da festa. No domingo (11-08), quem sobe ao palco é o grupo Revelação.

Com grande infraestrutura de palco, som e iluminação, montada em uma área de 64 mil metros quadrados, a festa tem a coordenação da Secretaria Municipal de Ação Cultural e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). Durante oito anos foi realizada na Praça Barão de Tinguá para um público restrito. A mudança de local partiu do prefeito Nelson Bornier para concentrar o evento em um espaço maior, mais afastado da Reserva Biológica.

A festa oferece aos visitantes 65 barracas de gastronomia, com cardápio elaborado através de saborosas receitas produzidas com a macaxeira e ainda estacionamento para 10 mil veículos. A previsão dos organizadores é de atrair cerca de 100 mil pessoas nos cinco dias. "A prefeitura arrazou na organização. Muito bom", disse a professora Therezinha Rocha, moradora do Bairro da Posse, que acompanhava a filha Carolina, 16, e a sobrinha Ana Cristina de 15, fãs da dupla sertaneja.

Satisfeito também com a organização estava o prefeito Nelson Bornier que assistiu ao show no meio do público, acompanhado do filho, deputado federal, Felipe Bornier e do secretário municipal de Governo Thiago Portela. "O mais importante de tudo é que não foi gasto dinheiro público na realização do evento. O sucesso é resultado de muitas parcerias", assegurou Bornier.

A Festa do Aipim conta com a integração de várias secretarias municipais como Trânsito, Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente e Saúde. Até o último dia do evento, profissionais da área de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros estão à disposição do público. Um posto de atendimento montado na festa, com três ambulâncias da Semus está capacitado para atender os casos de pequena e média urgência e encaminhar, caso seja necessário, para um hospital.

A área da Festa do Aipim poderá ser visitada durante todo o dia como opção de lazer. Além do festival gastronômico, quem passar por lá, poderá visitar barracas de artesanato, almoçar em restaurantes e levar crianças para ver de perto animais, comuns em áreas rurais, na "Fazendinha". Quem optar em ir para o centro de Tinguá poderá utilizar as charretes como transportes. Um grupo de jovens usando camiseta com a estampa: "Posso Eco Ajudar" também estará atuando no evento desenvolvendo educação ambiental entre os visitantes.

Entre os barraqueiros de gastronomia da festa, 65 participaram e foram aprovados no curso de Boas Práticas promovidos através da prefeitura em parceria com a Emater e o Sebrae. "Eles aprenderam, entre outras coisas, como higienizar os alimentos e não desperdiçá-los. Esses barraqueiros terão espaço gratuito na festa", disse Ana Mello Mentrop, diretora técnica da Fenig.

A preservação do meio ambiente foi estabelecida como prioridade. Todo óleo usado pelos barraqueiros é recolhido por um grupo de 80 pessoas e encaminhado para uma cooperativa da região para reciclagem. Outra cooperativa do bairro estará recolhendo latas e separando lixo seco e molhado. Técnicos em meio ambiente estão na festa contabilizando a emissão de gás carbônico (CO2), por meio de consumo de resíduos sólidos e transportes utilizados pelos participantes do evento. A avaliação do nível de sustentabilidade irá subsidiar o aprimoramento das ações realizas e apontar novas ações a serem implantadas nos próximos eventos. afirmou.

Amanhã (sábado)a cantora Daniela Mercury subirá ao palco a partir das 22h. O encerramento da festa será no domingo, quando o parque de eventos abrirá às 12h para almoço do Dia dos Pais, com Grupo de Forró. Às 19h,eleição da Rainha da Festa do Aipim e resultado do concurso de Gastronomia e a noite, a partir das 20h, show com o Grupo Revelação e Swing Simpatia.


NOTA DO EDITOR
Dia 08/08/2013 foi um dia bem legal na 'Cidade da Festa do Aipim', montada em Tinguá. O prefeito (cada vez mais em alta com a opinião pública), dessa feita, chegou cedo e andou pelas ruas da 'Cidade' acompanhado de alguns vereadores, sendo tietado pelo público não raro com solicitação para a foto. Deu pra notar que as pessoas estavam muito satisfeita com o novo modelo adotado nessa 9ª edição da Festa, e, traduziam esse sentimento na espontaneidade do  sorriso indisfarçável de 'canto de boca'.
Para encerrar, a aguardada apresentação de Vitor e Léo que trouxe grande publico para a recém 'fundada' - 'Cidade do Aipim'.


Maguila abriu as festividades no palco 'B'
O prefeito Nelson Bornier chegando à Cidade'
Prefeito caminhando pela rua principal
Líder do Governo no Legislativo - ver. Carlão Chambarelli e Senhora
Bornier ao lado de Sérgio Fernando Vice- Presidente da Codeni
Desfile de roupa confeccionada à base de reciclagem . Show!
Teatro...magnífico!
Até o Hulk veio!...
Novo Secretário de Transporte Rubens Rodrigues Borborema, Boldrin, Braz e assessor do Secretário
Galera fotografa com Prefeito
Bráz, Tião das Tintas e esposa e Cesar Sanches (jornalista)
Vitor e Léo
Vitor e Léo
Prefeito confabula com Maurício Morais Presidente da Câmara
Vicente Loureiro, Bornier e Nenzinho Irmão (vereador)
Parque de Alimentação, repleto
Vereadores e Altamir Gomes na platéia
Idem...
Público gigantesco
Deputado federal Felipe Bornier, em conversa com Secretário de Comunicação Paulo Cesar
Nosso amigo 'Homem Bomba' e esposa

Nenhum comentário: