Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Charme, habilidade e muita graciosidade marcam show de ginástica na Vila Olimpica de Nova Iguaçu

Por: ASCOM/NI
Saltos mortais e piruetas com elasticidade, charme, beleza, graciosidade e muita habilidade em solo e na trave de equilíbrio, encantaram o público que lotou neste domingo (4) o Ginásio de Esportes da Vila Olímpica de Nova Iguaçu para assistir a exibição de ginástica olímpica envolvendo atletas de todas as idades.

         O evento marcou ‘o Domingão de Esporte e Lazer na Vila’, promovido pela prefeitura. Para o professor Marcelo Azeredo, do Núcleo de Ginástica Olímpica do Sesc de Nova Iguaçu, que participou com quatro grupos de ginastas, o objetivo da competição é difundir na Baixada a ginástica olímpica, que, segundo ele, hoje só é vista mais nos meios de comunicação, como a televisão e jornais.

“Precisamos dar oportunidade às nossas crianças e jovens da Baixada para também praticarem esse esporte que tanto fascina o mundo inteiro”, disse.

Uma das atrações da competição foi o jovem Yuri Braga, 15 anos. Aluno da Escola Municipal Walfredo Lessa, no bairro de Austin, onde mora, ele se tornou ginasta sem nunca ter frequentado uma academia.

“Comecei a gostar do esporte com seis anos de idade. Eu via na televisão e depois ia treinar no barranco de barro da minha casa”, contou, sensibilizando os organizadores da competição.

Secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos lembrou que todos os domingos o governo vem promovendo atividades na Vila Olímpica. “Queremos dar oportunidade às nossas crianças e jovens. Quem cresce praticando esporte se torna um cidadão diferente, e o que é melhor, um adulto saudável", explicou.

“A ideia é incentivar e massificar também a pratica da Ginástica Olímpica na Baixada, sobretudo nos bolsões de pobreza, onde jovens excluídos não conseguem praticar esse tipo de atividade, considerado um esporte elitizado. Uma competição deste nível abre oportunidades para essas crianças experimentarem, conhecerem e praticarem a ginástica olímpica, um dos esportes mais bonitos das olimpíadas”, avaliou o secretário.

         Segundo ainda Adriano Santos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já estuda a possibilidade de criar um espaço fixo para a Ginástica Esportiva na nova Vila Olímpica que está sendo implantada ao lado do Aeroclube de Nova Iguaçu. “Nossa meta é criar um núcleo que atenda os jovens da cidade gratuitamente”,

explicou o secretário.

Dez escolinhas da cidade também disputaram o torneio de futebol sub-13. Houve ainda competições de vôlei de areia, handebol, tênis de mesa, minibasquete e golzinho, além de camas elásticas e muita brincadeira para a criançada a partir dos sete anos de idade. Pablo de Paula da Silva sagrou-se campeão de embaixadinhas.



Nenhum comentário: