Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bornier visita Parque Estoril e ouve moradores




Por: joana braga mineiro
Foto: Renato Fonseca Os moradores de Parque Estoril já não se sentem mais esquecidos. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, visitou o bairro, no último sábado (17.08), para ouvir as queixas dos moradores. Para dar respostas e soluções imediatas à comunidade, Bornier levou parte de sua equipe à reunião. O prefeito estava acompanhado dos secretários Municipais de Obras, Saúde e Defesa Civil, Carla Neves, Luiz Antônio Teixeira Junior e Luiz Antunes, respectivamente, do presidente Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Jorge Fernando Rosa Paschoal, do superintendente da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Eliçon Canutto, e dos vereadores Cacau e Marcelo Nozinho. De acordo com o prefeito, dos mais de 300 bairros de Nova Iguaçu, Parque Estoril é o maior em extensão, com mais de 24 mil quilômetros, e está há muitos anos abandonado pelos governos passados.

“Poderíamos ter realizado a Festa do Aipim em qualquer lugar, mas escolhemos Tinguá para incentivarmos o turismo na região. O sucesso total da festa trouxe visibilidade para a localidade e, o melhor, sem gastarmos nem um centavo. Ainda este ano, iremos fazer uma licitação para construir uma espécie de subprefeitura para administrar a região. Paralelo a isso, iremos reformar o Centro de Tinguá e construir um pórtico entre Vila de Cava e Tinguá”, disse Bornier.

Várias necessidades foram levantadas pelos moradores como: drenagem, saneamento básico, pavimentação, transporte público, iluminação, educação e saúde. ”Nova Iguaçu ficou abandonado durante muitos anos, o que tardou o desenvolvimento da cidade. Vários bairros estão em estado de calamidade e precisando de medidas urgentes. Quero atender a todos, mas só vou prometer o que estiver ao meu alcance”, enfatizou o prefeito.

Moradora há 49 de Parque Estoril, a cabeleireira Maria dos Anjos, 52 anos, declarou que acompanha o trabalho de Bornier desde seu primeiro governo e que confia na palavra do atual prefeito. “Nossas necessidades são muitas e urgentes, mas eu sei que Bornier só promete aquilo que ele pode cumprir. Acredito que o que ele nos garantiu irá ser realizado”, confia.

O advogado João de Barros, 36, morador do bairro há três anos, disse que trocou a agitação do K-11 pela tranqüilidade de Parque Estoril. “Estamos dentro de uma reserva ambiental, precisamos de melhorias até para não atingirmos a natureza. Com a vinda de Bornier, ficamos mais confiantes de que as mudanças irão acontecer”, comemorou.

Coleta de lixo, Transporte e Obras – No sábado mesmo, já podiam ser vistas máquinas pelo bairro para melhorar o acesso. Bornier disse que a ideia é facilitar a chegada dos alunos à escola, a entrada do transporte público no bairro e também expandir a coleta de lixo na região. “A coleta terá dia e hora para recolher o lixo. Vou, também, conversar com as empresas de transporte público para que os ônibus façam um trajeto mais completo para melhor atender aos moradores”, garantiu o prefeito.

Bornier explicou que para realizar obras de saneamento básico, drenagem e pavimentação no bairro serão necessários estudo, projeto e licitação. “Vou estudar uma fórmula para tentar incluir Parque Estoril em um programa de obras, no que ano vem, para contemplar, pelo menos, as principais vias do bairro”, disse. Bornier prometeu, ainda, reformar a praça do bairro, trocar os brinquedos para as crianças, fazer vestiário e fechar o campo de futebol.

            A secretária de Obras informou que, dentro de um mês, deverá sair uma licitação com cinco mil pontos completos, manutenção e expansão do sistema de iluminação pública. “As ruas deste bairro têm, em média, 25 quilômetros de comprimento e pouquíssimos postes de luz. Iremos incluir o Parque Estoril neste pacote”, enfatizou Carla Neves.

Educação – Bornier aproveitou a oportunidade para vistoriar a Escola Municipal Daniel Nogueira Ramalho para avaliar a necessidade de reforma ou de construção de uma nova escola. O prefeito pediu a sua equipe que localizassem a diretora e que a trouxessem para acompanhá-lo na visita. Os moradores solicitaram também a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que muitos deles não concluíram o segundo grau.

O prefeito ficou surpreso com a limpeza e organização da escola, e elogiou a diretora pela dedicação. “Tirando o fato de ser pequena, com apenas quatro salas de aula e 170 alunos, e não atender a demanda de Parque Estoril, já que os alunos precisam locomover para Tinguá, a escola está muito conservada. Iremos fazer um levantamento e um projeto para ampliá-la. Para isso, teremos que comprar um terreno por aqui e isso leva um tempo”, pediu Bornier um pouco mais de paciência aos moradores.

Lúcia Reane, diretora da E.M. Daniel Nogueira Ramalho, revelou que já teve que devolver 19 computadores do Programa Nacional de Informática e Educação (Proinfo), do governo Federal, por falta de espaço. “Com a ampliação, teremos capacidade de atender um número maior de alunos e condições de oferecer o EJA e outros programas do governo Federal. De imediato, precisamos que a prefeitura melhore o acesso à escola e consiga sinal para telefone e internet”, destacou a diretora.

Saúde – Para atender as necessidades de saúde básica da comunidade, Bornier prometeu avaliar, junto ao secretário de Saúde, a possibilidade de construir um posto de saúde no bairro. Enquanto isso, a partir de setembro, Luizinho se comprometeu de levar, uma vez por mês, um ônibus para tratamento odontológico, atendimento médico, preventivo, fonoaudiólogo, Sistema Único de Saúde (SUS), pediatria, entre outros atendimentos

Nenhum comentário: