Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Nova Iguaçu abre Jogos Estudantis. Competição ganha nova edição depois de quatro anos extinta

 Adriano Santos e Thiago Portela com as ginastas Maria Clara Amorim e Raissa Gonçalnes, homenageadas no abertura do JOENI.

O atleta iguaçuano Carlos André Cabral, eleito o melhor jogador de basquete nos Jogos da Baixada, acendeu a pira olímpica.
Adriano Santos e Thiago Portela com alunos da Escola Municipal Professor Osiris Neves.

Por: ASCOMFotos de Charles Souza
 Nova Iguaçu abre Jogos Estudantis. Competição ganha nova edição depois de quatro anos extinta

Alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de Nova Iguaçu se reuniram nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, para a abertura dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni). Cerca de 70 unidades de ensino, totalizando quatro mil alunos, se enfrentarão até novembro nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futsal, handebol, natação, judô e tênis de mesa nas categorias sub 11, 14 e 17.

A solenidade de abertura foi realizada na quadra do Sesc de Nova Iguaçu e contou com a presença dos secretários de Esporte e Lazer e Governo, Adriano Santos e Thiago Portela, respectivamente. Entre os momentos mais marcantes da cerimônia, se destacaram o juramento do atleta, feito por Luana Santos, aluna da Escola Municipal Padre Agostinho, e em seguida quando o atleta iguaçuano Carlos André Cabral, eleito o melhor jogador de basquete nos Jogos da Baixada, acendeu a pira olímpica.

Para Thiago Portela, retomar o Joeni é um resgate à cidadania e demonstra respeito com o cidadão. “Desde 2009 que os jogos não eram realizados na cidade. Nós daremos todo apoio ao esporte, uma vez que promovendo a prática, conseguimos combater muitos problemas como a ociosidade, de saúde, além de darmos oportunidades para esses jovens. Nosso objetivo é formar seleções visando novas conquistas nos Jogos da Baixada”, explicou o secretário de Governo.

Já o secretário de Esporte e Lazer anunciou mudanças no Joeni. “A partir de agora, vamos analisar o rendimento escolar de cada aluno e só poderão participar dos jogos aqueles que tiverem boas notas. Dessa forma, vamos incentivar a prática esportiva e motivar a educação em sala de aula”, disse Adriano Santos.

O Joeni é uma competição tradicional em Nova Iguaçu e já revelou grandes atletas como o judoca Sebastian Pereira, que representou o Instituto Iguaçuano de Educação e a goleira da seleção brasileira de handebol, Lucilla Viana, que estudou no Colégio Estadual Antônio da Silva. Esse ano as provas serão disputadas na Vila Olímpica e no Sesc. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc.

Homenagem

Apesar de não estar entre as modalidades do Joeni, a ginástica olímpica também foi lembrada. As atletas Maria Clara Amorim, de 15 anos, e Raissa Gonçalves, 14, foram homenageadas pela participação na Copa de Ginástica Olímpica, realizada na cidade no dia 4 de agosto.

Emocionadas, as meninas agradeceram o troféu que receberam de Adriano Santos e Thiago Portela. “Estamos muito felizes. Esperamos que um dia possamos ter competições de ginástica no Joeni. Nosso esporte promove poucas competições e seria maravilhoso poder popularizar a prática”, concordaram as ginastas.

Nenhum comentário: