Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Nova Iguaçu realiza quarta entrega do projeto Banco de Cadeira de Rodas



Por: ASCOMFotos de Charles Souza

Mais de 100 equipamentos foram entregues, beneficiando deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, participou nesta terça-feira (20/08), da quarta cerimônia de entrega de equipamentos do Banco de Cadeira de Rodas. Mais de 100 itens entre cadeiras de rodas e higiênicas, andadores e muletas foram distribuídos para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, cadastrados no programa. A atividade foi promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Subsecretaria do Direito da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

A atividade contou com a presença da vice-prefeita, Dani Nicolasina; da secretária e subsecretários da Semas, Cristina Quaresma, Valnei Costa e Cristiane Lamarão, respectivamente; secretária de Obras, Carla Neves; presidente do Comitê de Gestão de Políticas Públicas, Mário Mentrop; e da representante da AACD, Natália Queiroz.

Para Cristina Quaresma o resultado do evento é um investimento na política de humanização. “Atendemos aqui mais de mil pessoas por dia. Estamos atuando com responsabilidade. Nosso maior objetivo é resgatar a dignidade daqueles que procuram a assistência social”, afirmou a secretária.

Para Adriana Vieira, 40 anos, mãe de Adrielly Forny, 22, portadora de paralisia cerebral, receber a cadeira trouxe liberdade para a família. “Minha filha era carregada no colo, o que nos impedida de ir a muitos lugares. Sempre carreguei Adrielly no colo. Agora posso levá-la onde quiser. Essa é a primeira cadeira de rodas da minha filha. Sou muito grata", disse a moradora do bairro Jardim Nova Era.

Inscrições estão abertas

De acordo com Valnei Costa, a Semas continua recebendo inscrições para o Banco de Cadeiras de Rodas. O trabalho é realizado através de uma parceria com a Secretaria de Saúde e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Ao preencher o cadastro, é marcada uma perícia para avaliar a necessidade de cada paciente. Em seguida, os equipamentos são confeccionados sob medida e com verba do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para se cadastrar é preciso levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de 9h às 17h, na sede da subsecretaria, que fica na Avenida Doutor Luiz Guimarães (antiga Rua 13 de Maio), nº 956, no Centro. Após o cadastro, os inscritos passarão por uma avaliação médica com uma equipe multidisciplinar.

Mutirão do Banco de Cadeira de Rodas

Visando atender um grupo maior de deficientes, um mutirão do projeto Banco de Cadeira de Rodas será realizado no próximo dia 26 de agosto (segunda-feira). A atividade acontece na Unidade Mista Patrícia Marinho, no bairro Jardim Paraíso, a partir das 13h.

Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos serão avaliados durante o evento e a equipe identificará os equipamentos necessários para cada paciente. As medidas serão tiradas e em um prazo de até dois meses, os participantes receberão seus equipamentos personalizados na unidade de saúde.

Nenhum comentário: