Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Bornier apóia dança de Nova Iguaçu em festivais


Petsold  ao lado da 
bailarina  Ana Botafogo
Por: joana braga mineiro
Com o apoio do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, o grupo de dança da Academia Tereza Petsold brilhou no Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. A bailarina Tereza Petsold e mais 24 dançarinos voltaram do sul com três troféus na bagagem e a sensação de dever cumprido. Para parabenizá-los, Bornier recebeu, nesta segunda-feira (05.08), em seu gabinete, a bailarina e seis dançarinos que participaram do maior festival de dança do mundo, segundo o Guinness. A vice-prefeita Dani Nicolasina participou da recepção. “É um orgulho para a nossa cidade ter profissionais desse nível. Sempre fui um entusiasta de Tereza Petsold. Faço questão de apoiá-los, porque Nova Iguaçu sempre se fez presente nos festivais de dança através dessa grande bailarina. Para a nossa cidade, essa repercussão é ótima”, destacou Bornier.

Para Petsold, os troféus de segundo lugar solo masculino jazz sênior, terceiro lugar solo feminino sapateado sênior e terceiro lugar duo sapateado sênior são provas da dedicação do grupo e do apoio dos patrocinadores. “Cultura não é lazer, ela é inclusiva e necessária para garantir cidadania e o desenvolvimento da cidade. As pessoas não têm noção do custo benefício da cultura. Bornier tem sensibilidade e um olhar diferenciado para a cultura. Sem esse apoio nada acontece”, garantiu Petsold.

No Festival de Dança de Joinville, que aconteceu de 16 a 27 de julho, mais de seis mil bailarinos de toda a América se inscreveram e mais de três mil coreografias cadastradas. Selecionados, cerca de 100 grupos de dança e um pouco mais de 200 coreografias. Depois de passar pela seleção, a Academia Tereza Petsold, que participou com as modalidades jazz, contemporâneo, sapateado, hip hop e dança flamenca, teve 11 coreografias escolhidas e, dessas, cinco participaram da competição.

O dançarino, produtor e professor Victor Lucena, 19, explicou que cada grupo podia competir com, no máximo, cinco coreografias. As demais foram apresentadas em palcos abertos em shoppings, asilos, praças, escolas e até presídios da cidade de Joinville. “Essa é uma experiência única. Neste ano, conseguimos excelentes resultados e já vamos nos preparar para o festival do ano que vem. É um orgulho levar o nome da nossa cidade para um festival dessa magnitude”, comemorou Victor Lucena.

Festival de Nova Iguaçu - E quem pensou que a bailarina Tereza Petsold iria descansar estava enganado. Inspirada no Festival de Dança de Joinville, Petsold se prepara para promover o 20º Festival de Dança de Nova Iguaçu, que acontece entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, no Sesc, bairro Moquetá, e no Top Shopping, Centro. O evento terá abertura gratuita, às 14h, com a apresentação internacional do bailarino Edson Barbosa do San Francisco Ballet. Para participar do 20º Festival de Dança de Nova Iguaçu, os dançarinos podem se inscrever, até o dia 10 deste mês, no site www.terezapetsold.com.

O Festival, incluído no calendário anual da cidade de Nova Iguaçu pelo prefeito Nelson Bornier, está entre os quatro eventos de dança do Brasil com a chancela do Bolshoi. O Bolshoi Ballet, em Moscou, na Rússia, é uma das principais companhias de balé do mundo. “O Bolshoi está sempre presente nos nossos festivais de olho nos talentos. Dois dos nossos alunos já foram selecionados e estão no Bolshoi estudando. Muitos bailarinos se inscrevem no nosso festival pensando nesta oportunidade”, disse Petsold.  

E não para por aí. Em outubro, o grupo abre uma Convenção Internacional, no Hotel Windsor Barra; em novembro e dezembro, acontece o espetáculo da Academia Tereza Petsold, que completa 29 anos e deve ganhar o tema “O mundo encantado de Tereza Petsold”, contando a trajetória da bailarina; e no carnaval do ano que vem, o grupo foi convidado para fazer uma apresentação multicultural na Disney.

Nenhum comentário: