Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bornier assina termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’

ASCOM
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, assinou nesta terça-feira (6), em solenidade presidida pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília, o termo de adesão ao Programa ‘Crack, É possível vencer’, que vai cuidar e tratar da saúde de usuários de drogas no município.

         O programa tem como finalidade previnir o uso e promover a atenção integral ao viciado em crack. Segundo Bornier, o projeto federal reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública, e de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.

         Nova Iguaçu está com seu comitê de ação instalado desde 1º de março, realizando trabalho de campo, diagnosticando a real situação do crack e seu impacto na vida da cidade. “A nossa meta é ter o apoio também da sociedade civil organizada, incluindo a Igreja, nesta missão de recuperar os nossos jovens”, disse o prefeito.

         A meta do programa, ainda de acordo com o prefeito, é ampliar, até 2014, a chegada do programa às redes de atenção à saúde, a assistência social e as ações de prevenção nas escolas, de forma a aumentar e melhorar a capacidade de acolhimento aos usuários de drogas e apoio a seus familiares.

         Durante o evento foi anunciada também a ferramenta ‘Observatório do Programa Crack, é Possível Vencer’, voltada ao acompanhamento, pela população, das ações realizadas pelos governos federal, estadual e municipal. A todo, serão investidos R$ 4 bilhões no programa em todo o País.

         O ‘Observatório’ é uma ferramenta de internet que possibilita mais transparência ao programa e permite ao cidadão acompanhar as realizações pelos governos para o enfrentamento ao crack e outras drogas.

 “Tenho absoluta certeza que esse programa sinaliza que o Estado brasileiro é mais forte que o crime organizado. Era necessário um programa que integrasse o Estado e a sociedade, que não poupasse recursos e tivesse resultados eficientes”, disse o ministro José Eduardo Cardozo.

Nenhum comentário: