Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Festa do Aipim surpreende pela estrutura gigante montada

Os portões ainda não haviam sido abertos, mas o Parque de Alimentação já estava arrumadinho aguardando às pessoas
Momentos depois  o povo que aguardava do lado de fora tomou esses espaços
As últimas providências
Espaços muito bem elaborado para receber o povão...
Os jovens aos poucos foram chegando...
As proximidades do palco 'A' lotou para os evangélicos assistirem Talles...
Incipientes para receberem lixo a ser reciclado, eram vistos em todos os pontos ...
Elson Junior artista de Tinguá cantou no palco 'B'
A ciência se manifestou através da comicidade..
Elson Junior...
As crianças tiveram seu espaço...
Brinquedos de última geração...
Antonio Jorge expõe fotos de rara beleza da flora, da fauna e da história do Município...
Festa do Aipim quarta feira dia 7

Matéria 1
Por: ASCOM/NI
Terminou nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, o megashow de fé e esperança do cantor gospel Thalles Roberto, que levou uma multidão fãs para a abertura da 9ª Festa do Aipim, em Tinguá, berço da Reserva Biológica Federal, no 3º Distrito de Nova Iguaçu.

         Como já era previsto, foi uma apresentação impactante, com o estilo diferente do multi-instrumentista cristão de adorar a Deus. Com uma grande infraestrutura montada, de palco, som e iluminação, Thalles Roberto, ex-Jota Quest, levou crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades ao delírio, com pulos e muitos gritos de louvor, formando um grande coral a céu aberto.

“Este show ficará marcado em minha vida. Ele me levou às alturas, até Jesus”, resumiu Marluce Oliveira, 19 anos, que documentou mais de uma hora de espetáculo com seu smartphone.

O palco da Festa do Aipim, que vai se estender até domingo, com entrada franca, ocupa uma área de 64 mil metros quadrados e total infraestrutura para receber diariamente até 5 mil carros e 20 mil pessoas. Hoje (9), será a vez do cantor romântico Daniel, que sobe ao palco por volta das 22 horas. Daniela Mercury se apresenta no sábado. O encerramento do evento acontece no domingo, com o Grupo Revelação.



         MAIS ESTRUTURA ESTE ANO

Além da atenção dos agentes da Defesa Civil, a Festa do Aipim conta este ano com a maior estrutura de pronto atendimento, envolvendo quatro ambulâncias, sete médicos e uma equipe de enfermeiros treinados para qualquer tipo de emergência, conforme garantiu o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.

Além da rodovia em boas de condições, partir de Vila de Cava, todo o trecho de acesso à festa tem esquema de segurança feito pela Polícia Militar.

“É um privilégio para a nossa Secretaria estar participando desta iniciativa do prefeito Nelson Bornier, que, com certeza, vai entrar para a história, não só de Tinguá, mas de toda a cidade de Nova Iguaçu”, afirmou o secretário.

O espaço, com predomínio para as 64 barracas que formam o polo gastronômico da festa, com receitas à base de aipim, oferece também opções de lazer para todos os gostos, como pracinha e parque de diversão.

“A Festa do Aipim está literalmente mais gostosa, com mais sabor de sucesso total”, festeja o secretário municipal de Governo, Thiago Portela. Ele disse que o evento, este ano, foi programado de olho na sustentabilidade, respeitando a questão do ambiente.

“Nova Iguaçu avançou e Tinguá, que vai ganhar um grande Centro de Convenções, com o que há de mais moderno em termos de arquitetura, é hoje um bairro que está sendo tratado pelo governo do prefeito Nelson Bornier com respeito e dignidade, de modo a oferecer melhor qualidade de vida para os moradores da região”, explicou Portela.



FAZENDINHA PARA AS CRIANÇAS

 Uma das atrações para crianças e adultos na Festa do Aipim é a Fazendinha, que exibe bichos típicos da roça em tamanho miniatura, a exemplo de pôneis, galinhas, coelhos, vacas, esquilos, bode, cabras, porquinhos e lhamas.

“Como a festa está sendo realizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), nós trabalhamos também a questão do meio ambiente. Até porque, como chegamos depois, temos que pedir licença e saber como andar em meio à natureza”, advertiu Ana Mello, diretora técnica da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e coordenadora do evento.


“Nós procuramos valorizar a cultura de Tinguá, que é um bairro essencialmente rural. E a Festa do Aipim está sendo tocada por moradores humildes da região, que não tinham renda, mas foram capacitados pelo Sebrae e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro) para cozinhar, lidar com higiene pessoal e da alimentação, bem como fazer negócios. Por isso, o diferencial da gastronomia, este ano, aqui na Festa do Aipim, é que a comida está sendo feita com muita qualidade”, atestou Ana Mello.







Matéria 2 Por: Wandemberg
A julgar pelo primeiro dia, a 9ª Festa do Aipím de Tinguá, de certo, passará a ser considerada a maior de sua história. Chega a impressionar a estrutura montada. Cheguei, até, me perder no gigantesco pátio, que mais parece um bairro, com avenidas ruas e vielas; dois palcos monumentais o 'A', o 'B'; praça de alimentação com dezenas de 'points', onde o número de mesas e cadeiras é maior do que muitos restaurantes encontrados pela cidade; ambulatório apetrechado de todos os recursos para atendimento de emergência, com equipe médica e subalternos; recolhimento de lixo pronto para reciclagem, e, pasmem, um moderno Parque de Diversões com brinquedos de última geração e ainda muitas barracas menores de artesanato e outros. 

Dentre as barracas gostei muito da do fotógrafo Antonio Jorge, um artista iguaçuano cujas fotos/quadro, de sua lavra, valoriza paredes do mundo inteiro com: edificações históricas do Estado do Rio de Janeiro, orquídeas, cachoeiras, monumentos históricos, e inúmeros outros temas, principalmente, de Tinguá e Adjacências. Pena que o fotógrafo tenha recebido um espaço tão pequeno para expor seu talento.

Na noite Gospel se apresentaram o cantor local Elson Junior (artista de Tinguá) no palco 'A', e, Talles (palco B).

Mas de onde saiu a grana para promover tão grande evento, se os governos (Lindbergh Farias e Sheila Gama), que antecederam ao atual  deixaram uma dívida gigantesca que, a Prefeitura em exercício está saldando para reaver créditos? Ai é que vem a qualidade do gestor. A resposta é, empresários! 

2 comentários:

Mariana Angélica disse...

Parabéns à comissão organizadora pela festa maravilhosa!

Mariana Angélica disse...

Parabéns à comissão organizadora pela festa maravilhosa!